Seminário Nacional organizado por feministas debate justiça socioambiental e desenvolvimento

O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia e a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) realizam, de 16 a 18 de junho de 2010, o Seminário Nacional Justiça socioambiental e desenvolvimento: reflexões a partir do feminismo anti-racista. O evento reunirá 60 feministas de vários estados brasileiros no Hotel Sete Colinas, em Olinda, Pernambuco. A participação é restrita para pessoas já inscritas.

 

Em um momento aberto ao público, na quinta-feira, 17 de junho, às 19h, será exibido o vídeo documentário Sebastianas, que conta a história de vida e de luta de mulheres agricultoras, quebradeira de coco, raspadeira de mandioca, ribeirinha. A exibição será no Hotel Sete Colinas. O audiovisual foi produzido pelo SOS Corpo com apoio da União Européia, EED e Oxfam Novib.

O Seminário faz parte de um processo de elaboração coletiva do movimento feminista sobre as lutas socioambientais e será uma oportunidade para fazer um balanço de como os projetos de desenvolvimento implantados no Brasil tem impactado no meio ambiente e nas populações, como foco nas desigualdades de gênero e raça.

Dentre os objetivos estão: aprofundar a discussão de feminismo, anti-racismo e justiça socioambiental, articulado às propostas de alternativas à crise civilizatória, com foco no Bem Viver; contribuir para o balanço das políticas públicas no Governo Lula, discutindo os projetos de desenvolvimento; favorecer a articulação do campo de lutas feministas por Justiça Socioambiental.

A programação abrange palestras seguidas de debates sobre temas como Projetos de Desenvolvimento e condições de vida das mulheres e população negra; Água, terra e produção – soluções governamentais e alternativas dos Movimentos Sociais; eminismo, anti-racismo e Justiça socioambiental: construindo referências teórico-políticas comuns. As palestrantes convidadas são Silvia Camurça (SOS Corpo, coordenadora do Fórum de Mulheres de Pernambuco e coordenadora da AMB), Carmen Silva (SOS Corpo), Guacira Oliveira (Centro Feminista de Estudo e Assessoria – CFEMEA e coordenadora da AMB), Beth Ferreira ( Fórum Cearense de Mulheres e Secretaria Colegiada da AMB), Cristiane Faustino (Instituto Terramar e Fórum Cearense de Mulheres).

Participarão militantes dos agrupamentos estaduais de mulheres ligados à AMB que estiveram no Seminário Latinoamericano “Mulheres, Trabalho e Justiça Socioambiental”, realizado em 2009. O intuito é dar continuidade às reflexões a partir de uma base de referência comum. No caso de Pernambuco, além de participantes do Fórum de Mulheres, também foram convidadas militantes com atuação na questão urbana e nos movimentos rurais, com destaque para quilombolas e indígenas.

Lançamento de produções do SOS Corpo
sobre justiça socioambiental e feminismo

Durante o Seminário, haverá o lançamento oficial de vídeo, publicação e programa de rádio. As novas produções do SOS Corpo são o vídeo documentário Sebastianas; a série de programas de rádio Ação Mulher: Direito à Cidade; e Trabalho e Justiça Socioambiental; e do livro que sistematiza as reflexões do Seminário livro Mulheres, Trabalho e Justiça Socioambiental,realizado em outubro de 2009.

Exibição do vídeo – Como uma das atividades do Seminário, em evento aberto ao público, o SOS Corpo promove exibição do vídeo Sebastianas. Será no dia 17 de junho, às 19h, no Hotel Sete Colinas.

Sebastianas conta a realidade de mulheres trabalhadoras, lutadoras e feministas – catadora de material reciclado, raspadeira de mandioca, ribeirinha, agricultora. Mulheres que resistem, organizam-se, formam coletivos, participam politicamente para lutar por seus direitos e por justiça socioambiental. Com duração de 35min58s, o vídeo registra depoimentos que denunciam que a crise da economia e a crise ambiental são partes da lógica do sistema capitalista que explora o trabalho das pessoas e a natureza. Nesse contexto, as mulheres trabalham demais e têm direitos de menos, submetidas a condições precárias, degradação no meio ambiente e à desproteção social no campo e nas cidades.

A realização do documentário é do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia com apoio da União Européia, EED e Oxfam Novib.

Lançamento para a imprensa – Na quinta-feira, dia 17, às 11h, ocorre o lançamento e apresentação das novas produções do SOS Corpo para rádios comerciais e comunitárias, jornais impressos, emissoras de televisão, sites, blogs. Esta divulgação para a imprensa será no Hotel Sete Colinas, em Olinda/PE.

SERVIÇO:

Seminário Nacional “Justiça socioambiental e desenvolvimento: reflexões a partir do feminismo anti-racista
De 16 a 18 de junho de 2010
Local: Hotel Sete Colinas (Ladeira do São Francisco, 307, Carmo, Olinda/PE)

Exibição do vídeo documentário Sebastianas (atividade aberta ao público)
Data: 17 de junho de 2010
Local: Hotel Sete Colinas (Ladeira do São Francisco, 307, Carmo, Olinda/PE)

Sugestão para entrevistas:

Rivane Arantes – educadora e pesquisadora do SOS CORPO, organizadora do livro Mulheres, Trabalho e Justiça Socioambiental

Vera Guedes – educadora do SOS Corpo, Fórum de Mulheres de Pernambuco/AMB, organizadora do livro Mulheres, Trabalho e Justiça Socioambiental

Cristiane Faustino – Instituto Terramar, Fórum Cearense de Mulheres/AMB

Elizabeth Ferreira Cruz – Secretaria Executiva Colegiada da AMB

imprensa@soscorpo.org.br

fonte: http://justicasocioambiental.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *