Por Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova York*.
Secretário-Geral da ONU participou de debate na Assembleia Geral sobre participação de mulheres policiais nas operações de paz; ele disse que a capacitação feminina contribui para criar sociedades mais fortes.
A capacitação das mulheres no sistema das Nações Unidas ajuda a organização a respeitar melhor os seus princípios, reforçando a eficácia.
A afirmação foi feita nesta sexta-feira pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em debate na Assembleia Geral sobre a participação de mulheres policiais nas operações de paz.
Capacitação
Ban disse que a capacitação de mulheres contribui para criar sociedades mais fortes. Ele afirmou que, em ações de controle de multidões, buscas a domicílios ou interrogatórios de suspeitos, a presença de mulheres policiais ajuda a reduzir tensões e a prevenir ofensas.
O Secretário-Geral ressaltou também que elas são cruciais em situações de crime de violência sexual.
Para Ban, o reforço da presença feminina nas missões da ONU é um ingrediente chave para a construção de uma paz duradoura.
Ele citou a campanha global lançada ano passado pelas Nações Unidas para aumentar a participação das mulheres nas operações de paz para 20% até 2014.
Expansão
Há 10 anos, o Conselho de Segurança adotou a resolução 1325, que reconhece a importância da expansão do papel e contribuição das mulheres nas operações da ONU.
O texto destaca a necessidade de recrutar mais mulheres para cargos de observadoras militares, policiais e funcionárias de direitos humanos e humanitárias.
*Apresentação: Daniela Traldi, da Rádio ONU, em Nova York.
Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/10060419i.rm ou acesse:http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/180931.html