Oficinas, encontro de blogueiros e festa no Playcenter estão na programação
Da Tambor / R7
Playcenter é palco do Gay Day, uma festa embalada por mais de 10 DJs
No próximo domingo (6), a 14ª Parada do Orgulho LGBT deve reunir mais de 3 milhões de pessoas na avenida Paulista. Tendo em vista a manifestação, que é a maior deste tipo no mundo, diversas atividades voltadas ao público GLS acontecem durante a semana na cidade.
Entre os destaques, está a 10ª Feira Cultural LGBT, que promove shows, espetáculos teatrais, performances e oficinas gratuitas na quinta (3) no Vale do Anhangabaú. A partir das 13h, haverá aulas de fotografia, defesa pessoal e “montagem” de drag queens, além de cursos relacionados à cidadania. Para participar, é preciso se inscrever com antecedência pelo email oficinas@paradasp.org.br e comparecer com roupas e equipamentos adequados.
Promovido pelos sites MixBrasil e Vipado, o 1º Encontro de Blogueiros e Twitteiros Gays será realizado na sexta (4), a partir das 17h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Na ocasião, personalidades como André Fischer, Ailton Botelho, Katylene e Erik Galdino estarão presentes para falar sobre o perfil dos blogueiros, oportunidades de negócios e a viabilização de um blog ou site gay.
No sábado (5), véspera da Parada, o Playcenter é palco do Gay Day, uma festa embalada por mais de 10 DJs. Os brinquedos estarão funcionando e o público poderá conferir pocket shows com Amannda e Léo Granieri.e performances das drag queens Dimmy Kieer, Silvetty Montilla e Lully Fashion. Os ingressos podem ser comprados na Feira Cultura do Anhangabaú, nas lojas Chilli Beans ou no próprio parque.
Feira Cultural LGBT
Quando : quinta (3), a partir das 13h
Onde : Vale do Anhangabaú, s/nº, Centro. São Paulo (SP)
Quanto : grátis
Informações : www.paradasp.org.br
Encontro de Blogueiros e Twitteiros Gays
Quando : sexta (4), das 15h30 às 17h
Onde : Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Auditório) – av, Paulista, 2073, Bela Vista. São Paulo (SP)
Quanto : grátis
Informações : (11) 3170-4033ou www.paradasp.org.br
Gay Day
Quando : sábado (5), das 11h às 21h
Onde : Playcenter – r. José Gomes Falcão, 20, Barra Funda (transporte gratuito do metrô Barra Funda). São Paulo (SP)
Quanto : R$ 39,90 a R$ 45
Informações : (11) 2941-7255 ou www.paradasp.org.br
Parada do Orgulho GLBT
Quando : domingo (6), das 11h às 21h
Onde : avenida Paulista. São Paulo (SP)
Quanto : grátis
Informações : www.paradasp.org.br
Em ano eleitoral, Parada Gay apresenta tema político
Com o tema “Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!” a parada deste ano irá trocar o colorido do conhecido arco-íris pelo preto e branco
AE
Em ano eleitoral, a 14ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) de São Paulo terá a política como assunto principal. Sob o tema “Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!”, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) alertará para a responsabilidade da população na hora de votar. A parada será no domingo, dia 6, na Avenida Paulista, das 12h às 19h30.
Para falar sobre política e homofobia, a organização da parada irá trocar o colorido do conhecido arco-íris, símbolo das manifestações LGBT, para a predominância das cores preta e branca. As cores estarão presentes nos trios elétricos e camisetas dos organizadores.
Além do tema, o evento passará a homenagear, a partir deste ano, uma cidade que sediará pela primeira vez a parada. Um dos 17 trios elétricos fará referência a Jacareí, no interior do Estado. O município realizará a primeira parada LGBT no próximo dia 27.
Infraestrutura
A 14ª Parada do Orgulho LGBT contará com 1.300 policiais militares e 700 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para fazer a segurança. O sistema de monitoramento por câmeras vai auxiliar nos trabalhos e evitar agressões como no ano passado, quando o chefe de cozinha Marcelo Campos Barros, de 35 anos, morreu após ser espancado depois da 13ª edição da parada. Outras 13 pessoas ficaram feridas após uma bomba caseira ter sido detonada no Largo do Arouche.
De acordo com a organização, será proibida a entrada de pessoas com objetos cortantes. Ambulantes estarão impedidos de vender produtos durante a parada. O público é estimado em 3 milhões de pessoas e terá à disposição 900 banheiros químicos, sendo que 70 serão destinados a deficientes.
Trânsito
A região da Avenida Paulista terá algumas ruas interditadas no domingo para a realização da parada. O tráfego será interrompido das 10h às 21h.
A concentração dos participantes será feita na Avenida Paulista, entre a Alameda Joaquim Eugênio de Lima e a Rua Peixoto Gomide. A passeata sairá da Avenida Paulista, sentido Consolação, entre a Rua Peixoto Gomide e Alameda Casa Branca, prosseguindo em direção à Rua da Consolação, sentido Centro, finalizando a caminhada junto à Praça Roosevelt.
Interdições
Entre 10h e 11h30: Avenida Paulista será interditada, em ambos os sentidos, no trecho entre a Alameda Joaquim Eugênio de Lima e a Rua Peixoto Gomide.
A partir das 11h30: Avenida Paulista será interditada, em ambos os sentidos, no trecho entre as ruas Peixoto Gomide e da Consolação.
A partir das 12h: Rua da Consolação será interditada, em ambos os sentidos, entre as avenidas Paulista e a Ipiranga; Rua da Consolação, sentido Centro, pista da esquerda, será interditada entre as avenidas Ipiranga e São Luis; Rua Rego Freitas será interditada entre as ruas da Consolação e a Major Sertório; Avenida Ipiranga será interditada entre a Rua da Consolação e a Avenida São Luís.
O estacionamento será restrito nas ruas: Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal, Antonio Carlos, Alameda Santos e Rua Bela Cintra, com o intuito de oferecer melhores condições de trânsito na região.