Nos dias 28 e 29 de maio, a educadora do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, Carmen Silva, irá facilitar a 5ª Roda de Diálogo com e para as mulheres negras do Maranhão. O tema abordado será “A construção da articulação de mulheres negras do Maranhão e sua incidência sobre as políticas públicas”. A atividade acontecerá das 8h30 às 18h, no Sindicato da Educação em Terceiro Grau (SINTEMA), em São Luís. Participarão militantes de todo o estado.
A programação abrange apresentação das participantes e do contexto do movimento no estado, intercâmbio de experiências das militantes e debate sobre políticas públicas e mecanismos de controle social. Também será feita análise de conjuntura do Maranhão e do Brasil, com discussão de elementos sócio-econômicos e políticos a partir da situação das mulheres e com foco nas eleições de 2010. No dia 29, haverá painel e debate sobre a atuação e desafios das Mulheres Negras no Movimento de Mulheres, no Movimento Negro, no Movimento de Juventudes, no Movimento Sindical e em outros Movimentos Sociais. Serão relatadas e contempladas experiências das mulheres quilombolas, trabalhadoras domésticas, trabalhadoras rurais, de Terreiros de Religiões de Matriz Africana, das jovens e outras.
Desde 2009, em parceria e com apoio do SOS CORPO, o Centro de Formação para a Cidadania AKONI, o Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa e o Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina desenvolvem de forma articulada o Projeto OBINRIN com intuito de fortalecer o Movimento de Mulheres Negras do Maranhão. Ano passado, foram realizadas quatro Rodas de Diálogos com e para mulheres negras para troca de experiências e discussão sobre os desafios para efetivação dos direitos das mulheres. Oficinas Pedagógicas de Formação Política voltadas para meninas e jovens também ocorreram com o objetivo de fortalecer o movimento através do olhar e dos sonhos das mais jovens.
fonte: SOS Corpo