As trabalhadoras domésticas do Mercosul e região agora possuem uma ferramenta que disponibilizará informações de seu interesse na internet
Criado por iniciativa da Articulación Feminista Marcosur (AFM), o Blog das Trabalhadoras Domésticas do Mercosul <http://trabalhadorasdomesticasdomercosul.blogspot.com/> é uma ferramenta destinada às trabalhadoras domésticas do Mercosul e região, atores jurídicos, atores sociais e funcionários consulares. Como parte de um projeto regional sobre trabalho doméstico coordenado pela AFM, o blog tem o objetivo de encorajar a participação das trabalhadoras domésticas nos governos e aumentar sua influência nas políticas públicas que produzem impacto sobre sua qualidade de vida e suas condições de trabalho.
Apesar de recente, o blog brasileiro já possui um corpo de informações relevantes sobre encontros das trabalhadoras ocorridos no país, seminários de seu interesse, notícias relacionadas e publicações. O blog acompanha ainda, no âmbito legislativo, os projetos de lei que tramitam atualmente no Congresso Nacional e que dizem respeito aos direitos e proteção social das empregadas domésticas.
No Brasil, o blog encontra-se sob a responsabilidade do CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria –, organização integrante do projeto regional coordenado pela AFM. Existe ainda um blog equivalente no Uruguai, mantido pela organização Cotidiano Mujer. O blog uruguaio pode ser acessado pelo endereço www.trabajadorasdomesticasdelmercosur.blogspot.com .
A Articulación Feminista Marcosur – AFM – é uma rede feminista latino-americana formada durante a IV Conferência Mundial da Mulher e composta por organizações do Uruguai, Brasil, Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia e Peru. Fazem parte da AFM articulações, coordenações nacionais, organizações não-governamentais e outras redes regionais.
http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/noticias/blog-trabalhadoras-domesticas-do-mercosul
Na Biblioteca acabamos de adicionar um livro importante sobre o assunto (clique sobre o título para receber):
REGIMES JURÍDICOS SOBRE TRABALHO DOMÉSTICO REMUNERADO NOS ESTADOS DO MERCOSUL