Um curso para quem está chegando ao feminismo. No dia 22 de janeiro, começaram as atividades da terceira edição do Curso Feminismo com quem tá chegando 2018, que conta com a participação de mais de 300 inscritas de todas as regiões do país. Como o nome diz, o curso é voltado para mulheres que “estão chegando” ao feminismo, ou seja, que estão começando a descobri-lo, querendo conhecê-lo e dele participar, independente da idade.
Nas versões anteriores, ele foi realizado pela Universidade Livre Feminista totalmente no formato EaD (educação à distância) e foi feita uma seleção para participantes de todo o país. Nesta edição, o objetivo é colaborar para o fortalecimento organizativo do movimento de mulheres e do movimento feminista, ou seja, de grupos, coletivos, fóruns, redes e articulações de mulheres. A ideia é fortalecer as lutas feministas contra as desigualdades, as injustiças, as exclusões e as explorações que marcam a vida de nós, mulheres. Por isto, ao invés de selecionar pessoas, foram selecionados 15 coletivos de mulheres, de vários estados, das cinco regiões do país.
O curso Feminismo com quem tá chegando 2018 terá um formato semipresencial, com etapas pela internet (realizadas na Plataforma da Universidade Livre Feminista) e encontros presenciais (realizados pelos coletivos parceiros em seus respectivos estados). Como sempre, o elemento central de nossos processos de formação é o debate de ideias, partindo das vivências e das experiências de vida das participantes, fazendo “provocações” que estimulem a reflexão crítica e o livre pensar, mas também trazendo subsídios teóricos para aprofundar os conhecimentos.
O curso “Feminismo com quem tá chegando 2018” faz parte do projeto “Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática”, desenvolvido pela Universidade Livre Feminista, CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, em consórcio com a ABONG, CAMP e CESE e financiado pela União Europeia. Ele é desenvolvido pela Universidade Livre Feminista, em conjunto com CFEMEA e com a parceria do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia e da CUNHÃ – Coletivo Feminista. Conta ainda com as parcerias locais dos seguintes coletivos de mulheres: Agora Juntas/RJ, AMB Candanga/DF, Articulação de Mulheres do Amapá-AMA, Articulação de Mulheres Brasileiras-SP, Articulação Parintins Cidadã/AM, Coletivo de Mulheres Casa Lilás/PE, Coletivo de Mulheres do Calafate/BA, Fórum de Mulheres do Agreste Setentrional/PE, Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, Fórum Permanente de Mulheres de Manaus, Fórum de Mulheres do Pajeú/PE, Grupo Inclusivas/RS, Liga Brasileira de Lésbicas/RN, Maria Mulher/RS, Movimento Ibiapabano de Mulheres-MIM/CE.