O 8 de Março de 2017 ficou na história da movimentação das mulheres em todo o mundo, como um grito por liberdade, pela garantia de direitos e pela luta por um mundo onde as desigualdades e a opressão não sejam marcadores dos corpos e das vidas das mulheres. E este também é o ano do XIV Encontro Feminista da latino-americano e do Caribe (XIV EFLAC). E a Universidade Livre Feminista começa a traçar um percurso preparatório rumo ao encontro.
Para darmos os passos iniciais desta caminhada, que termina no Uruguai, em novembro deste ano, iremos transmitir o debate Feminismos na América Latina – um panorama internacional com feministas do México, Chile, Guatemala, Bolívia, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Brasil, nesta sexta, 31, às 19h. e contará com transmissão online da Universidade Livre Feminista. O debate é uma iniciativa da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), a Articulación Feminista Marcosur (AFM) e Fórum de Mulheres de Pernambuco.
Lançamento do Encontro Feminista
Na mesma noite, acontecerá o lançamento da chamada para o XIV EFLAC Uruguay – Encuentro Feminista Latinoamericano y del Caribe, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, em novembro deste ano. O debate acontecerá no Centro Cultural Feminista do SOS Corpo e terá transmissão online através da Universidade Livre Feminista.
O panorama contará com feministas do México, Chile, Guatemala, Bolívia, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Paraguai e Peru, que falarão sobre seus referenciais históricos e contemporâneos. Saberemos também a respeito das lutas compartilhadas, dos traços e distinções entre cada movimento.
O painel está sendo organizado pela AFM, Articulação de Mulheres Brasileiras e Fórum de Mulheres de Pernambuco.
De acordo com Verônica Ferreira, da coordenação da Marcosur, o debate se beneficiará “das vibrações dos atos do 8 de março realizados em dezenas de países, que fizeram a América Latina e o mundo tremer por afirmar que livres e vivas nos queremos”.
As mulheres convidadas para o debate aberto já estão reunidas em Recife num encontro promovido pela AFM para definir as estratégias da articulação no intuito de ampliar a visibilidade e atuação das organizações e movimentos que a compõem a rede feminista latina. O encontro acontece a partir desta quarta (29) em Boa Viagem e a atividade da sexta-feira (31) marca o encerramento do encontro.
A noite terminará com o lançamento da convocação para o XIV Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, em novembro deste ano.
*Feminismo Popular* – Na ocasião também será lançado o livro da pesquisadora do SOS Corpo, Carmen Silva, Feminismo Popular e as lutas antissistêmicas.
SERVIÇO
Feminismos na América Latina – um panorama internacional com feministas do México, Chile, Guatemala, Bolívia, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Brasil.
Quando? Sexta-feira, dia 31 de março
Horário: 19 às 22h
Onde? SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia
Endereço? Rua Real da Torre, 593, em frente ao Mercado da Madalena