Origem da palavra feminismo

A historiadora e filósofa francesa Geneviève Fraisse, em seu livro “Musa da razão: a democracia excludente e a diferença dos sexos” (1989), afirma que o adjetivo “feminista”, foi utilizado pela primeira vez para fins políticos e jornalísticos por Alexandre Dumas Filho, em seu panfleto “O homem-mulher”, de 1872, um escrito no qual debate, entre outros temas, o adultério e se posiciona contra o divórcio.

Segundo Beatriz Preciado, Dumas por sua vez retira a palavra de uma tese médica de uma tese sobre chamada “Sobre o feminismo e o infantilismo na tuberculose” (1871), escrita por Ferdinand-Valère Faneau de la Cour. Nela, o médico afirmou que muitos homens doentes de tuberculose tinham traços “infantis e feministas” como “o cabelo fino, cílios longos, pele macia e branca, barba rala, órgãos genitais pequenos, mamas volumosas…”.

“O texto de Faneau La Cour teve bastante sucesso de mídia e Alexandre Dumas Filho, jornalista muito ativo na época, utiliza a noção de feminista para desqualificar os homens que apoiavam a causa das cidadãs. Homens que, segundo Dumas, corriam o perigo de sofrer um processo de feminilização semelhante ao que sofriam os tuberculosos”, disse Preciado durante sua intervenção no seminário “Corpo Impróprio”, realizado em novembro de 2011, na Universidade Internacional da Andaluzia.

No final do século XIX, graças ao discurso das sufragistas, o termo “feminismo” evolui para um sentido positivo, relacionado com a justiça social, a união coletiva das mulheres na defesa dos seus direitos e da organização social do poder feminino.

 

Fonte: “O que é feminismo?”, de Pan Montserrat Barba. http://feminismo.about.com/od/conceptos/a/que-es-el-feminismo.htm

Tradução: Beth Ferreira/Universidade Livre Feminista disponível em: https://ulfa.org.br/?p=3310

 

feminism_vetor

#feminismo #feministas #universidadelivrefeminista #aprendicomfeminismo

Um comentário

  1. Muito bom, estava precisando para um trabalho de faculdade e somente encontrei aqui. Achei muito interessante. Se tiverem obras sobre a história do feminismo ou suas lutas atuais poderiam me indicar? Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *