A Revista Periódicus lança seu primeiro número com uma cartografia dos estudos queer na ibero-américa, demarcando seu objetivo de ser a primeira revista dedicada somente à publicação de textos sobre estudos queer em língua portuguesa e espanhola. Como diferencial da revista, destaca-se a abertura a diversas formas de textos e temáticas.
Segundo Leandro Colling, responsável pela edição, a revista marca um novo momento para o CUS, grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), criado em 2007 na Universidade de Federal da Bahia, por uma turma de estudantes de graduação em Comunicação, Letras e Ciências Sociais, junto ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). O objetivo era, e ainda é, produzir pesquisas e atividades de extensão a partir e com os estudos queer. Pouco tempo depois, passaram a integrar o grupo também mestrandos do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura), que hoje compõe a maioria do grupo, já com doutorandos.
Para abrir esta primeira edição, Leandro Colling convocou apenas as pessoas integrantes docomitê editorial, que conta com a participação de 36 pesquisadorxs do Brasil, Argentina,Chile, México, Estados Unidos, Portugal e Espanha, para produzirem textos do dossiê Cartografias dos estudos queer na ibero-américa, com o objetivo de avaliar o impacto dos estudos queer em seuspaíses e em suas respectivas áreas de trabalho. A sessão livre, que contou com a edição de Carlos Henrique Lucas Lima, pode ser pensada como um prolongamento do dossiê e traz contribuições de pesquisadores em formação (graduandxs, mestrandxs e doutorandxs), além de outros com larga experiência de investigação na academia.