Estudantes da UnB criam projeto “Arquitetas Invisíveis”

Cansadas de ver as mulheres como fantasmas na arquitetura moderna, um grupo de estudantes do CAFAU (Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da UnB criou o ‘Arquitetas Invisíveis’. O objetivo do projeto é resgatar a memória das grandes arquitetas que acabaram ‘apagadas’ da história.

arquitetas_invisíveis

As alunas da Faculdade de Arquitetura da UnB relatam a vida e a experiência de 21 arquitetas, brasileiras e estrangeiras, que foram desprestigiadas ao longo do século 20. A meta é colocar em xeque a questão de gênero dentro da arquitetura, e para levar a discussão adiante foi criada uma página no Facebook (https://www.facebook.com/arquitetasinvisiveis/timeline), onde são postados conteúdos relacionados ao tema.

Nomes como Anabelle Selldorf, Charlotte Perriand, Farshid Mourssavi, entre muitos outros são lembrados no projeto, que conta casos como o de Denise Scott Brown. Ela foi parceira de trabalho de seu marido Robert Venturi a vida toda, mas em 1991 ele foi reconhecido com um prêmio Pritzker, que recebeu sozinho, enquanto para ela só restou o anonimato.

Via BLOGUEIRAS FEMINISTAS no facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *