O Senado uniu a comemoração dos 25 anos da Constituição Brasileira e as celebrações do mês da mulher para inaugurar, na manhã desta quarta-feira (6), a exposição “As cidadãs e a Constituição: 25 anos de lutas e conquistas no Brasil”. A mostra ficará aberta ao público no Espaço Senado Galeria até o dia 31 de março.
Na solenidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, também assinou acordo de cooperação técnica entre a Casa e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a fim de favorecer ações conjuntas na promoção dos direitos das mulheres.
O acordo, que contou também com a assinatura da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e da diretora-geral do Senado, Doris Marize Romariz Peixoto, traz medidas como promoção de cursos a distância e presenciais na perspectiva de gênero, a serem oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Também serão feitas, por meio de parcerias e veiculação nos meios de comunicação, a divulgação e coedição de publicações impressas ou digitais.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, exaltou o papel das mulheres na sociedade e chamou a atenção para o crescimento da participação feminina em grandes cargos da áreas empresarial e política.
– As mulheres dão vida em todos os sentidos e não podem ser consideradas subalternas, haja vista a quantidade delas que ascendem aos mais altos níveis da administração empresarial nos dias atuais. E cumpre ressaltar que a mais alta mandatária do país na atualidade é uma mulher – afirmou Renan.
A ministra Eleonora Menicucci falou sobre a importância da parceria e sobre a participação do Senado na luta pelos direitos das mulheres.
– Eu, na titularidade da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do governo da primeira mulher presidenta do Brasil, tenho o orgulho de voltar a esta Casa, onde várias lutas, várias decisões são, foram e serão travadas com muito rigor, ética e democracia – afirmou a ministra.
Também estiveram presentes na cerimônia as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lídice da Mata (PSB-BA) e Maria do Carmo (DEM-SE); o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, além de deputados e indicadas ao Diploma Mulher-cidadã Bertha Lutz.
Agência Senado