SPM indica integrante para Comissão de Sindicância da UnB

A equipe vai apurar os fatos do trote sofrido por calouras da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), no último dia 11

 

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) indicou, hoje (4), a ouvidora Ana Paula Schwelm para compor a Comissão de Sindicância da Universidade de Brasília (UnB) que vai apurar os fatos do trote sofrido por calouras da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), no último dia 11. As estudantes se ajoelharam e lamberam uma lingüiça lambuzada de leite condensado, simulando uma cena de sexo oral. Ao redor delas, veteranos e veteranas achavam graça da situação.

Duas alunas denunciaram ter sofrido situação constrangedora de desrespeito e humilhação à ouvidora da SPM, que notificou a UNB e Ministério Público para tomar as providencias cabíveis. A partir do ofício da SPM, a Unb publicou no dia (2/2) um documento, ainda em fase de consulta, que deverá estabelecer normas para a realização de eventos no câmpus e impõe restrições ao ritual aplicado em calouros, além de criar uma Comissão de Sindicância para apurar os fatos ocorridos no dia 11 de janeiro.

Segundo Aparecida Gonçalves, Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, estas ações da universidade representam mais uma conquista para as mulheres, pois não se pode aceitar brincadeiras de conotação sexista como a ocorrida. Considera ainda, que para as universitárias foi uma vitória, já que não ficaram caladas e tiveram coragem de denunciar. “Este é um grande passo dado pela UNB no sentido de estabelecer novos valores e cultura aos profissionais que serão inseridos no mercado de trabalho nos próximos anos neste país”, avaliou.

Comissão – Na última segunda-feira (2), uma reunião realizada na UnB estabeleceu que a apuração da denúncia ficaria por conta de um integrante da Faculdade de Agronomia e Veterinária (FAV), de um especialista da Faculdade de Direito e de uma representante da Secretaria de Políticas para as mulheres. Integram a Comissão o professor Valcir Gassen, da Faculdade de Direito, que a presidirá, Ana Paula Schwelm, ouvidora representando a SPM e professora Simone Perecmanis da Faculdade de Agronomia e Veterinária.

Comunicação Social da SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *