Comunidade comemora criação da Secretaria da Mulher do DF

Erica Montenegro – Da Secretaria de Comunicação da UnB

Durante discurso, reitor formalizou convite à Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência para integrar comissão que investiga trote humilhante da Agronomia

Saulo Tomé/UnB Agência
olgamir_secretaria_mulher1
Professora Olgamir Ferreira discursa para o auditório cheio durante sua posse

 

Professores, servidores, alunos, secretários de governo, líderes sindicais e representantes da sociedade civil organizada lotaram o anfiteatro 12 do ICC Norte nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, para cumprimentar Olgamir Amância Ferreira, empossada como  a primeira secretária da Mulher do DF.

Professora da Universidade de Brasília, Olgamir realizou a cerimônia de posse na UnB como forma de homenagear o papel da instituição em sua formação profissional. Ela concluiu mestrado e doutorado na UnB e há um ano dá aulas no campus de Planaltina.

No Anf 12, mais de 300 pessoas assistiram a secretária declarar seus compromissos com a geração de renda para as mulheres, o combate à violência doméstica e o fortalecimento das políticas de educação para a igualdade e de promoção da saúde feminina. “A causa feminina será uma política de Estado assumida por todo o governo do DF”, destacou Olgamir Amância.

Esta é a primeira vez que o Distrito Federal tem uma secretaria exclusiva para implementar políticas que atendam às mulheres. “Trabalharemos com todas as secretarias, apostando na transversalidade do tema”, prometeu Olgamir.

Presente à cerimônia, o reitor José Geraldo de Sousa Junior afirmou que a UnB está ansiosa para colaborar com os projetos de promoção da igualdade defendidos pela Secretaria da Mulher do DF. “Desde sua criação, a Universidade de Brasília está comprometida com o desenvolvimento do país e da cidade. A UnB está disponível para cooperar com a sua causa porque esta é uma causa comum à UnB”, afirmou José Geraldo de Sousa Junior.

Representando o governador, o secretário-chefe da Casa Civil, Jacques Pena, afirmou que a criação da pasta corresponde a uma luta histórica. “Parabenizo a todas militantes presentes porque não são todas as causas que se transformam em políticas de governo, esta é uma conquista histórica.”

TROTE – Durante sua fala, o reitor José Geraldo de Sousa Junior convidou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República para compor a comissão que avaliará o comportamento dos estudantes da Agronomia responsáveis pelo trote sexista.

“Estamos em um esforço para discutir nossas atitudes universitárias e gostaríamos que vocês participassem deste processo”, afirmou o reitor. Ao comentar sobre o trote, José Geraldo afirmou: “Não há consentimento aceitável que implique em redução da dignidade da pessoa. Dentro de uma perspectiva educadora, daremos uma resposta a isso”.

Aparecida Gonçalves, representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, afirmou que o órgão da Presidência se manifestará formalmente sobre o convite nesta quinta-feira (3 de fevereiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *