SPM – Data: 20/01/2011
O documento trata de 12 temas imprescindível para a autonomia das brasileiras e para a construção de um país mais justo e moderno
A diretora da revista Claudia, Cynthia Greiner e a editora de Atualidades, Patrícia Zaidan entregaram, nesta quinta-feira (20), em Brasília, à presidenta Dilma Rousseff uma carta com reivindicações das brasileiras que precisam ser incluídas nas políticas públicas do primeiro governo conduzido por uma mulher.
O documento, de 46 páginas, apresenta problemas e propõe 12 soluções em 12 áreas importantes para a igualdade de gênero e imprescindíveis na construção de uma nação mais justa e moderna. A ação faz parte da comemoração dos 50 anos da maior publicação feminina do Brasil.
Na abertura, a publicação endossa propostas já elaboradas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelas Conferências Nacionais, para a promoção da igualdade de gênero no país. Entre elas, empreendedorismo, salários, sustentabilidade, educação, direitos reprodutivos e violência.
A carta foi elaborada de maneira democrática, com a participação de 150 líderes de movimentos sociais (incluindo negras, lésbicas, índias), especialistas em direitos da mulher, empresárias, executivas e educadoras. A revista convidou também 3 milhões de leitoras da Abril, por meio dos sites e portais da casa para mandarem sugestões.
A publicação conta com assinatura de Maria da Penha Fernandes, nome que deu origem a Lei 11.340 – que coíbe todas as formas de violência contra a mulher e de Silvia Pimentel, presidente do Comitê para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher da Organização das Nações Unidas (Cedaw/ONU).
Veja aqui a íntegra da carta.
Comunicação Social