Thais Antonio- Da Secretaria de Comunicação da UnB
Participe do FLAAC 2012 – Reitor instalou comissão interna responsável pela realização do Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura, no jubileu da UnB
O reitor José Geraldo de Sousa Junior instalou a comissão responsável pela realização do Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura. O FLAAC, que abrilhantou os 25 anos da Universidade com apresentações de artistas como Mercedes Sosa e Gilberto Gil, será reeditado no ano do jubileu, em 2012. Nas comemorações dos 50 anos da UnB, o festival terá música, teatro, dança, seminários, pesquisas acadêmicas e representações culturais diversas. A data prevista para o início do FLAAC 2012 é 21 de abril, dia do aniversário da UnB e de Brasília. Estudantes, professores e servidores podem contribuir com a programação.
O Decanato de Extensão (DEX) receberá propostas das unidades acadêmicas para atividades do festival até 11 de abril. Os grupos interessados devem entrar em contato pelos telefones 3107-0309 e 3107-0331. No dia 15 de abril, a comissão fechará a programação. Embaixadas, organismos federais e distritais de arte e cultura devem ser acionados para firmar parcerias com a UnB. A Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal já colocou o festival como pauta prioritária da gestão atual (saiba mais).
A comissão interna do FLAAC 2012 será presidida pelo decano de Extensão, Oviromar Flores. Representantes das unidades acadêmicas relacionadas à arte, cultura e relações internacionais, além da Casa de Cultura da América Latina e da Fundação Darcy Ribeiro, fazem parte do grupo. “Essa comissão tem por incumbência definir o conceito do festival, estabelecer o seu escopo, criar os balizamentos para efeitos de nos integrarmos com os outros atores e, ao mesmo tempo, criar uma agenda do que precisamos estabelecer desde agora”, explicou o reitor.
“Estamos construindo a alma desse festival e temos pouco tempo”, afirmou o decano. “O FLAAC vem marcar esse processo de formação histórica do DF e Entorno”. Para Oviromar, os 50 anos da Universidade são um momento oportuno para reeditar o festival adequado aos dias atuais. “O FLAAC 2012 vem afirmar os vínculos da UnB com a comunidade”.
O festival começou na UnB em 1987 e foi reeditado duas vezes depois. A edição seguinte, em 1989 não teve a mesma repercussão da primeira e uma terceira tentativa acabou não indo foi pra frente. É com base no festival original que a Unb pretende resgatar o espírito que tomou conta da cidade naquele ano. “Foi um acontecimento empolgante no Distrito Federal, quando nosso ambiente cultural não era tão intenso quanto hoje”, afirma José Geraldo. “Seria uma boa representação dos 50 anos da UnB reeditar o FLAAC”. Ele lembrou que, na época, não havia o Centro Cultural Banco do Brasil, nem o Conjunto Cultural da Caixa Econômica.
SERVIÇO
INFORMAÇÕES SOBRE COMO PARTICIPAR DO FLAAC 2012
Decanato de Extensão
Telefone: 3107-0309/3107-0331 (falar com Eliane ou Priscila)
foto: Alexandra Martins/UnB Agência