Jornal da Globo
Roberto Sanches Peres tentou invadir a casa da ex-namorada, riscou e depredou seu carro e segundo a vítima, fez ameaças para a família dela. Ele está foragido.
O flagrante da violência. Com uma barra de ferro, um homem sai quebrando as câmeras de segurança que a ex-namorada instalou na entrada de casa para se proteger dele.
Nem com a chegada da polícia o sujeito sossega. Força o portão, querendo invadir a casa. “Ele estava totalmente transtornado. Estava horrível, situação horrível. Dentro da delegacia ameaçou novamente”, diz a enfermeira Maria José Costa Oliveira.
O fim do relacionamento de dois anos, em outubro, foi o começo dos pesadelos para a enfermeira Maria José. O carro dela, riscado e depredado. A fachada de casa pichada com ofensas. E, no meio da noite, ataques com rojões e bombas.
“Ele fez várias ameaças de matar a minha família, de mata a minha filha. Ia na minha casa mata meu genro, ele ligava no hospital dizendo que ia me matar. Eu tenho testemunhas no hospital que ouviram as ameaças dele”, conta Maria José.
“Ele mesmo chegou a dizer para a dona Maria José que nada iria lhe acontecer, que juiz, promotor, delegado, polícia algum iria pará-lo”, conta o advogado da enfermeira André Luiz Sousa.
Nos fóruns de São Paulo, ‘chove’ denuncia como a de Maria José. Todo mês são mais de 300 acusações de violência contra mulher. Mas a maioria das vítimas não leva as queixas adiante, porque tem medo. A enfermeira Maria José não se intimidou e levou para a justiça cada detalhe das ameaças sofridas.
Convocado para se explicar, o acusado não compareceu ao juizado de violência contra a mulher. E o juiz decidiu: diante do temor de progressão criminosa, dada a agressividade e insistência do infrator, decreto a prisão preventiva de Roberto Sanches Peres.
Roberto, de 46 anos, já tem passagem por furto, roubo e tentativa de homicídio. E agora é considerado foragido.
“A coragem da dona Maria José foi o pilar sustentador da decisão da justiça no sentido de decretar a prisão preventiva do senhor Roberto Sanches”, informa o advogado André Luiz Sousa.