por New Scientist
Droga fez com que cobaias emagrecessem um quilo por semana sem efeitos colaterais
Quem prometeu emagrecer como resolução de ano novo pode ter uma grande novidade em breve. A Zafgen, uma empresa farmacêutica de Cambridge, nos Estados Unidos, anunciou o sucesso dos primeiros testes em humanos de um medicamento que fez com que 24 mulheres obesas perdessem, em média, um quilo por semana durante um mês sem efeitos colaterais danosos.
Segundo a empresa, os testes não puderam ser feitos por mais tempo porque após um mês de dosagem é necessário avaliar como a medicação agiu no corpo das pessoas antes de o tratamento ter continuidade. Os resultados serão apresentados na próxima semana, em uma conferência sobre obesidade na cidade de Keystone, Colorado, nos Estados Unidos.
O resultado do uso do medicamento, com nome provisório de ZGN-433, mostra uma impressionante taxa de perda de peso, principalmente porque as mulheres testadas comeram normalmente e não realizaram exercícios físicos. Um quilo por semana é quase a quantidade máxima de peso que pode ser perdida com segurança, e quase tão eficaz quanto a cirurgia para reduzir o tamanho do estômago.
>> Médicos estudam uso de botox para combater obesidade
>> Obesidade pode proteger contra problemas do coração, diz estudo
Muitas empresas estão à procura de medicamentos para combater a epidemia de obesidade no mundo desenvolvido, especialmente nos Estados Unidos, mas os pesquisadores dizem que nenhuma outra droga testada até o momento funcionou tão bem quanto a ZGN-433.
“De fato, parece que a droga aumenta a quebra de gordura”, embora o mecanismo completo ainda não seja conhecido, explica Alan Cherrington, da Vanderbilt University em Nashville, Tennessee, que já trabalhou em uma droga parecida, mas com animais. “Este é apenas o primeiro teste desse medicamento, mas certamente os resultados até agora são extremamente encorajadores”, disse.