Unesp suspende dois alunos por "rodeio das gordas"

Do R7

Jovens estudam no campus da universidade em Assis; eles serão afastados por 5 dias

 

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) decidiu suspender dois alunos por ligação com o chamado “rodeio das gordas”, brincadeira ofensiva ocorrida durante o Interunesp, evento de jogos universitários, realizado entre 10 e 13 de outubro.

Os dois estudantes usaram a internet para divulgar material do “rodeio”, considerado discriminatório pela instituição. Eles ficarão cinco dias suspensos em março de 2011.

Os jovens estudam no campus da Unesp em Assis, no interior do Estado de São Paulo. A decisão foi baseada no relatório de uma comissão investigativa da faculdade.

Os documentos serão encaminhados ao Ministério Público em Araraquara. A Unesp afirma que os depoimentos não permitiram configurar com clareza as características do chamado “rodeio das gordas”.

A decisão não elimina a chance de haver novas punições e indiciamentos – o caso ainda tramita no MP.

Entenda o caso

Alguns dos organizadores do chamado Interunesp e pelo menos duas das alunas que foram vítimas da brincadeira moram em Assis e são estudantes da Unesp no local.

As vítimas não quiseram dar entrevista, mas forneceram à advogada de uma organização da cidade, o NEPS (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades), detalhes do caso.

– Elas foram agarradas pelas costas e os estudantes que assistiam gritavam “pula gorda”. Uma das alunas caiu durante a abordagem e foi “montada” pelo agressor.

As jovens estão assustadas e traumatizadas, segundo a advogada.

Elas relataram que outras estudantes foram vítimas, mas estariam com medo de ficar “marcadas” no meio universitário caso denunciem as agressões.

Alguns alunos que participaram do “rodeio” foram identificados. A advogada fez contato com as promotorias de Assis e de Araraquara.

– O caso vai correr por lá [Araraquara] porque foi o local dos crimes.

O “rodeio das gordas”, que tinha até regulamento postado na internet, consiste em abordar e segurar por até oito segundos as estudantes obesas. De acordo com a advogada, não se trata de brincadeira, mas de crimes graves.

– Além do ato de violência física e psicológica que caracteriza o bullying, podemos falar em assédio moral, constrangimento e crimes de discriminação e preconceito.

O encontro realizado em Araraquara reuniu 15 mil estudantes dos 23 campi da Unesp. De acordo com a ONG, cerca de 50 alunos participaram das agressões.

Um dos organizadores, o estudante de engenharia biotecnológica Roberto Negrini, do campus de Assis, disse que era só uma brincadeira.

Ele negou participação no assédio às alunas, mas admitiu estar arrependido de ter divulgado o “rodeio” e afirmou que está disposto a ajudar na organização de um encontro anual no campus de Assis para discutir a violência contra a mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *