Dilma indica Luiza Bairros para SEPPIR

Inesc

Para Atila Roque, membro do Colegiado de Gestão do INESC, a indicação significa “uma sinalização importante de que no novo governo a SEPPIR deverá buscar internalizar o olhar sobre as desigualdades raciais e o racismo para o conjunto das políticas públicas”.

Dilma indica Luiza Bairros para SEPPIR

Luiza Bairros

A socióloga Luiza Bairros, que atua na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, aceitou a indicação da presidente eleita, Dilma Rousseff, para ser a nova ministra chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Luiza se comprometeu a costurar apoio de movimentos sociais ao seu nome, como condição para que seja confirmada no cargo. Barrios, é gaúcha, ligada ao PT e preenche outros dois critérios adotados pela nova presidente: é mulher e negra.

Para Atila Roque begin_of_the_skype_highlighting     end_of_the_skype_highlighting, membro do Colegiado de Gestão do INESC, a escolha da ministra significa “uma sinalização importante de que no novo governo a SEPPIR deverá buscar internalizar o olhar sobre as desigualdades raciais e o racismo para o conjunto das políticas públicas. Indubitavelmente, Luiza Bairros tem a capacidade técnica e a legitimidade para isso. A sua escolha é uma excelente notícia e torço para que seja confirmada!”

Luiza Bairros nasceu em Porto Alegre, no ano 1953. Ela começou a tomar contato com a questão racial, na Universidade onde foi militante estudantil e, na Universidade , no Diretório, passou a se interessar pelos movimentos sociais americanos especialmente, pelos Panteras Negras.

No início de 1979 participou da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), em Fortaleza e ficou impressionada com a presença de militantes do movimento negro de várias regiões do país. É desse período o seu primeiro contato com o Movimento Negro Unificado (MNU) da Bahia, para onde se mudaria em agosto desse mesmo ano.

Bacharel em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde concluiu o curso em 1.975; Especialista em Planejamento Regional pela Universidade Federal do Ceará (1.979); Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Sociologia pela Michigan State University.

Ela também foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) entre 2001 e 2003. No período entre 2003 e 2005 trabalhou no Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional – DFID. Entre 2005 e 2007 foi novamente consultora do PNUD, coordenando o Programa de Combate ao Racismo Institucional nas Prefeituras de Recife, Salvador e Ministério Público. É Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial na Bahia (SEPROMI) desde 08 de agosto de 2008.

Com auxílio de informações da Afropess

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *