Heleieth Saffiotti (1934-2010) – Com imenso pesar registramos o falecimento da socióloga feminista Heleieth Saffioti, hoje (14), em São Paulo.
Heleieth deixa uma imensa contribuição para o Feminismo e para a Sociologia. Nós, da equipe do SOS Corpo, nos conectamos neste momento de perda com todas/os que puderam partilhar da sua presença e do seu espírito crítico, que inspiraram as lutas feministas das últimas décadas, no Brasil. Sobre Heleieth
fonte: SOS CORPO
——————————-
SPM e CNDM manifestam pesar pelo falecimento de Heleieth Saffiotti (1934-2010)
Date: 2010-12-14
A professora é uma das pioneiras do feminismo brasileiro
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) manifestam seu profundo pesar pelo falecimento, nesta segunda-feira (13), em São Paulo, da professora Heleieth Iara Bongiovanni Saffiotti.
Heleieth era feminista militante, socióloga reconhecida e pesquisadora dedicada. Pioneira na introdução no Brasil das linhas de pesquisa de estudos de gênero e estudos sobre a mulher, participou de cerca de 200 conferências e publicou em torno de 80 artigos em revistas científicas no país e nos Estados Unidos.
A socióloga foi também autora de 12 livros sobre o tema da condição feminina, entre os quais “O poder do macho” (1987) – que desde seu lançamento já vendeu 60 mil exemplares, em 12 edições – e “Gênero, patriarcado, violência”(2004). Como professora de Sociologia, Heleieth contabilizou mais de 40 anos de atividades – iniciadas na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara – na formação de gerações de estudantes de graduação e pós-graduação.
Comunicação Social