Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é lançada na Câmara dos Deputados

SPM – 30/11/2010

Às vésperas da comemoração do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a Câmara dos Deputados lançou, na manhã do dia 24 de novembro, no auditório Nereu Ramos, a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Trata-se de uma associação constituída por mulheres dos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). 

A iniciativa foi das Centrais Sindicais e contou com as presenças da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), dentre outras autoridades.  

Na ocasião, as trabalhadoras dos países do Cone Sul, apresentaram a Carta de Brasília. Documento que exige dos governadores dos países a criação e efetiva implementação das políticas de combate à violência contra as Mulheres, um Pacto Regional do Mercosul de enfrentamento à violência, instalação de casa-abrigo para mulheres vítimas de violência nas regiões de fronteira, entre outras reivindicações. 

Em um dos trechos da Carta, as mulheres dizem que “seguiremos em nossa luta por igualdade, e exigimos de nossos Governos políticas de Estados para a efetiva garantia do direito de todas as mulheres a uma vida sem violência”. O documento também aborda as relações desiguais entre homens e mulheres. Também destaca que a situação da violência é comum em todas as regiões do mundo. Os índices de violência contra as mulheres são alarmantes. No mundo a cada cinco dias de falta de mulher ao trabalho, um é decorrente de violência doméstica. Na América Latina e Caribe, essa violência incide sobre 24% a 50% das mulheres. 

Leia a íntegra da Carta.

 

 

Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *