CRATEÚS:Mulheres temem fazer denúncias de agressão

SILVANIA CLAUDINO – Diário do Nordeste (Fortaleza-CE)

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Crateús tem como meta transformar a realidade de violência no Município<

crateus-conselho

Mesa Redonda na Rádio Príncipe Imperial, promovida pelo Conselho dos Direitos da Mulher de Crateús, com o objetivo de debater sobre o tema
FOTO: SILVANIA CLAUDINO



Crateús. “Os casos registrados são poucos, pois as mulheres na maioria das vezes têm medo de denunciar”. Esta é a conclusão da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Crateús, Luzia Gomes, referindo-se às poucas denúncias de violência contra as mulheres que chegam ao Conselho.

Apesar do Município não ser considerado violento neste aspecto, os números do órgão registram apenas duas a três denúncias mensais, números que para a presidente não refletem a realidade. “Sabemos que estes números estão longe da realidade do Município, o que costuma acontecer é que as mulheres silenciam devido ao medo. Muitas delas sofrem muito e envelhecem rápido pela violência que sofrem dos companheiros”.

O Conselho da Mulher foi criado em Crateús em 2007. Atualmente funciona na Casa dos Conselhos, dividindo o local com o Conselho Tutelar. No local também ocorrem reuniões dos demais conselhos que fazem parte da rede de assistência social no Município. Os casos de abusos, agressão e violência sofridas pelas mulheres e denunciados ao Conselho são acompanhados pelo colegiado que compõe o Conselho da Mulher.

“Acompanhamos todos os casos que tomamos conhecimento, dialogamos com o companheiro, que normalmente é o agressor e com a família, que acaba também sendo vítima e em alguns casos conseguimos resultados positivos”, aponta Luzia. Destaca ainda que os casos mais graves são encaminhados para o Centro de Referência da Assistência Social (Creas) para um acompanhamento com profissionais especializados e por vezes para a Polícia. “Para atuarmos ainda de forma mais firme precisamos de advogado e de transporte, como não dispomos aqui no Conselho encaminhamos para o Creas”, declara.

O Conselho Municipal promoveu, com o apoio da Rádio Príncipe Imperial, recentemente uma mesa redonda sobre o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, comemorado no último dia 25. O debate foi nas dependências da referida emissora, no Programa Espaço do Povo, conduzido pelo radialista Helvécio Martins. Contou com a presença de várias mulheres que ocupam posições nos setores de educação, assistência social e associações comunitárias no Município.

O universo feminino, o contexto familiar e profissional em que a mulher está inserida foram os assuntos debatidos pelas mulheres. Dificuldades, desafios e avanços foram analisados. Entre as necessidades apontadas no debate, com vistas a transformar esta realidade de violência, foram enumerados: a implantação urgente de uma Delegacia da Mulher, bem como de uma Casa de Passagem e um Centro de Atenção Especial à Mulher. Para a secretária de Assistência Social do Município, Luciene Rolim Bezerra, a situação de violência que muitas mulheres passam tem influencia direta na família.

MAIS INFORMAÇÕES

Casa dos Conselhos
Rua Carlos Rolim, 255
Município de Crateús
(88) 3692.3346

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *