Do UOL Notícias – Em São Paulo
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que mais de um quinto dos eleitores brasileiros já não se lembra em quais deputados votaram nas últimas eleições. Foram feitas 2.000 entrevistas entre 3 e 7 de novembro, ou seja, um mês depois da realização do primeiro turno das eleições.
Primeiro turno custa R$ 20,41 por eleitor, diz TSE
O primeiro turno das eleições 2010 custou aos partidos e coligações um total de R$ 2,77 bilhões, ou gasto médio de R$ 20,41 por eleitor. Mais de 60% do valor representa as campanhas de deputados estaduais/distritais e federais. Os dados integram as prestações de contas e foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (STE) nesta segunda-feira (29). Já o prazo de entrega das contas dos candidatos que disputaram o segundo turno à Presidência da República e ao governo de oito estados e do Distrito Federal se encerra nesta terça-feira, dia 30.
O esquecimento dos entrevistados foi maior em relação aos cargos de deputado estadual, no qual 23% dos eleitores não lembraram o candidato escolhido na hora do voto.
Na sequência, aparecem o cargo de deputado federal (21,7% de eleitores “esquecidos”) e senador (20,6%). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o TSE.
As entrevistas foram feitas em 136 municípios de 24 Estados. Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos, com variação de escolaridade entre a 4ª série do ensino fundamental e o ensino superior completo. Cerca de um terço dos entrevistados (32%) declarou ter o ensino médio completo.
Meios de informação
Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para se decidir o voto para presidente ou governador no segundo turno, 44,2% dos entrevistados afirmaram que já estavam decididos e não foram influenciados pela mídia.
Outros 18,8% disseram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%.
Segundo o TSE, a pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão, 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes, 9,9% via internet –a frente de jornais e revistas.
Do total de entrevistados, 79% responderam que assistem com frequência a TV Globo. Em seguida aparece a TV Record, com 60,4%; o SBT, com 37,8%, e a TV Bandeirantes, com 25,6%.