SPM
Dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – revelam que de abril de 2006 a outubro de 2010 foram registrados 1.539.669 atendimentos. Fatores como a Lei Maria da Penha, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, melhorias tecnológicas e capacitação de atendentes são responsáveis por esse crescimento. Nestes quatro anos, a busca por informações sobre a Lei Maria da Penha foi de 407.019 registros. A meta de um milhão de atendimentos, prevista no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) para 2011, foi atingida em maio deste ano.
Atendimentos em 2010 – De janeiro a outubro, a Central de Atendimento à Mulher contabilizou 615.791 atendimentos – um aumento de 128% em relação ao mesmo período de 2009 (269.258 atendimentos). O perfil dos relatos de violência recebidos pelo Ligue 180 revela que 93,2% das denúncias são feitas pela própria vítima; 68,3% das vítimas sofrem crimes de lesão corporal leve e ameaça; 57,7% das vítimas sofrem as agressões diariamente; 50,3% das vítimas se percebem em risco de morte; e 38% das vítimas apresentam tempo de relação com o agressor superior a 10 anos.
Do total de atendimentos prestados pelo Ligue 180, 61% são relacionados à busca por serviços. A maioria das demandas é encaminhada às Delegacias Especializadas (49%) e aos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres (27,4%). Isso reflete a importância da existência do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que em seu Eixo 1 (implementação da Lei Maria da Penha e fortalecimento de serviços especializados de atendimento) prevê o fortalecimento destes e outros serviços nos estados e municípios.
Relatos de violência – Dos 95.549 relatos de violência, a maioria dos agressores são os próprios companheiros ou ex-companheiros das vítimas em 69% das situações. Do total desses relatos, 55.918 foram de violência física; 24.663 de violência psicológica; 11.323 de violência moral; 1.628 de violência patrimonial; 2.017 de violência sexual; 386 de cárcere privado; e 68 de tráfico de mulheres.
Perfil das mulheres – A maior parte das mulheres que entrou em contato com a central tem entre 20 e 49 anos, é casada e cursou até o ensino médio. Declaram ter filhos 84,7% das vítimas, destes 67% presenciam a violência e 17% sofrem agressão junto com a mãe.
Atendimentos por Estado
Em números absolutos, o estado de São Paulo é o líder do ranking nacional, registrando 87.088 atendimentos. Em segundo lugar vem a Bahia, com 9,48% (58.413). Em terceiro, está o Rio de Janeiro com 7,3% (45.019).
Estado
|
quantidade
|
%
|
Estado
|
quantidade
|
%
|
AC
|
1.215
|
0,25%
|
PB
|
8.040
|
1,65%
|
AL
|
9.779
|
2,01%
|
PE
|
21.412
|
4,41%
|
AM
|
3.200
|
0,66%
|
PI
|
12.800
|
2,63%
|
AP
|
1.688
|
0,35%
|
PR
|
26.662
|
5,49%
|
BA
|
58.413
|
12,02%
|
RJ
|
45.019
|
9,26%
|
CE
|
13.114
|
2,70%
|
RN
|
9.803
|
2,02%
|
DF
|
13.728
|
2,82%
|
RO
|
2.866
|
0,59%
|
ES
|
10.461
|
2,15%
|
RR
|
769
|
0,16%
|
GO
|
16.119
|
3,32%
|
RS
|
18.590
|
3,82%
|
MA
|
20.036
|
4,12%
|
SC
|
6.927
|
1,43%
|
MG
|
41.814
|
8,60%
|
SE
|
7.371
|
1,52%
|
MS
|
5.708
|
1,17%
|
SP
|
87.088
|
17,92%
|
MT
|
5.964
|
1,23%
|
TO
|
5.308
|
1,09%
|
PA
|
32.123
|
6,61%
|
–
|
–
|
–
|
Quando considerada a quantidade de atendimentos relativos à população feminina de cada estado, o Distrito Federal é a unidade da federação q
ue mais entrou em contato com a Central, com 513 atendimentos para cada 50 mil mulheres. Em segundo lugar está o Pará com 435,6 e em terceiro, o Tocantins com 412,1.
Atendimentos por População Feminina
UF
|
LIGAÇÕES
|
Ligações a cada 50.000 mulheres
|
UF
|
LIGAÇÕES
|
Ligações a cada 50.000 mulheres
|
DF
|
13728
|
513,0
|
PE
|
21412
|
237,0
|
PA
|
32123
|
435,6
|
MS
|
5708
|
235,1
|
TO
|
5308
|
412,1
|
SP
|
87088
|
206,5
|
PI
|
12800
|
398,5
|
PB
|
8040
|
204,6
|
BA
|
58413
|
396,1
|
MG
|
41814
|
204,2
|
SE
|
7371
|
347,0
|
MT
|
5964
|
202,3
|
MA
|
20036
|
312,4
|
RO
|
2866
|
189,6
|
RN
|
9803
|
306,2
|
RR
|
769
|
189,4
|
AL
|
9779
|
299,4
|
AC
|
1215
|
175,6
|
ES
|
10461
|
296,5
|
RS
|
18590
|
166,5
|
GO
|
16119
|
271,6
|
CE
|
13114
|
150,8
|
AP
|
1688
|
271,4
|
SC
|
6927
|
111,7
|
RJ
|
45019
|
270,7
|
AM
|
3200
|
93,2
|
PR
|
26662
|
244,0
|
–
|
–
|
–
|
Central de Atendimento à Mulher ganha dois prêmios
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 -, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ganhou dois prêmios nacionais nos últimos dois meses. Um deles foi na categoria “Serviço de Atendimento ao Público (SAP)”, da Garrido Marketing e Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o “case” ‘Velocidade e Resultados Surpreendentes na Central que Combate a Violência Contra a Mulher Brasileira’. O serviço foi ampliado ao final de 2009, passando de 20 para 50 pontos de atendimentos, o que proporcionou a redução no tempo de espera, de 20 para 6 segundos.
O outro é da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), onde o Ligue 180 foi vencedor na categoria “Serviço de Atendimento Comunitário/Cidadania”, pelo reconhecimento do importante serviço de utilidade pública prestado à sociedade. Esta premiação é anual e contempla as melhores práticas de atendimento e excelência no relacionamento com o cliente.
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – foi criada em 2005 pela SPM, é um serviço de utilidade pública de emergência, gratuito e confidencial, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Seu objetivo é que a população brasileira, principalmente as mulheres, possa se manifestar sobre a violência de gênero. O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento ao diversos serviços da rede de em todo o Brasil.
Comunicação Social