Ligue 180 registra mais de 1, 5 milhão de atendimentos

SPM

Dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – revelam que de abril de 2006 a outubro de 2010 foram registrados 1.539.669 atendimentos. Fatores como a Lei Maria da Penha, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, melhorias tecnológicas e capacitação de atendentes são responsáveis por esse crescimento. Nestes quatro anos, a busca por informações sobre a Lei Maria da Penha foi de 407.019 registros. A meta de um milhão de atendimentos, prevista no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) para 2011, foi atingida em maio deste ano.

Atendimentos em 2010 – De janeiro a outubro, a Central de Atendimento à Mulher contabilizou 615.791 atendimentos – um aumento de 128% em relação ao mesmo período de 2009 (269.258 atendimentos). O perfil dos relatos de violência recebidos pelo Ligue 180 revela que 93,2% das denúncias são feitas pela própria vítima; 68,3% das vítimas sofrem crimes de lesão corporal leve e ameaça; 57,7% das vítimas sofrem as agressões diariamente; 50,3% das vítimas se percebem em risco de morte; e 38% das vítimas apresentam tempo de relação com o agressor superior a 10 anos.

Do total de atendimentos prestados pelo Ligue 180, 61% são relacionados à busca por serviços. A maioria das demandas é encaminhada às Delegacias Especializadas (49%) e aos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres (27,4%). Isso reflete a importância da existência do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que em seu Eixo 1 (implementação da Lei Maria da Penha e fortalecimento de serviços especializados de atendimento) prevê o fortalecimento destes e outros serviços nos estados e municípios.

Relatos de violência – Dos 95.549 relatos de violência, a maioria dos agressores são os próprios companheiros ou ex-companheiros das vítimas em 69% das situações. Do total desses relatos, 55.918 foram de violência física; 24.663 de violência psicológica; 11.323 de violência moral; 1.628 de violência patrimonial; 2.017 de violência sexual; 386 de cárcere privado; e 68 de tráfico de mulheres.

Perfil das mulheres – A maior parte das mulheres que entrou em contato com a central tem entre 20 e 49 anos, é casada e cursou até o ensino médio. Declaram ter filhos 84,7% das vítimas, destes 67% presenciam a violência e 17% sofrem agressão junto com a mãe.
Atendimentos por Estado

Em números absolutos, o estado de São Paulo é o líder do ranking nacional, registrando  87.088 atendimentos. Em segundo lugar vem a Bahia, com 9,48% (58.413). Em terceiro, está o Rio de Janeiro com 7,3% (45.019).

Estado
quantidade
%
Estado
quantidade
%
AC
1.215
0,25%
PB
8.040
1,65%
AL
9.779
2,01%
PE
21.412
4,41%
AM
3.200
0,66%
PI
12.800
2,63%
AP
1.688
0,35%
PR
26.662
5,49%
BA
58.413
12,02%
RJ
45.019
9,26%
CE
13.114
2,70%
RN
9.803
2,02%
DF
13.728
2,82%
RO
2.866
0,59%
ES
10.461
2,15%
RR
769
0,16%
GO
16.119
3,32%
RS
18.590
3,82%
MA
20.036
4,12%
SC
6.927
1,43%
MG
41.814
8,60%
SE
7.371
1,52%
MS
5.708
1,17%
SP
87.088
17,92%
MT
5.964
1,23%
TO
5.308
1,09%
PA
32.123
6,61%

Quando considerada a quantidade de atendimentos relativos à população feminina de cada estado, o Distrito Federal é a unidade da federação q

ue mais entrou em contato com a Central, com 513 atendimentos para cada 50 mil mulheres. Em segundo lugar está o Pará com 435,6 e em terceiro, o Tocantins com 412,1.

Atendimentos por População Feminina

UF
LIGAÇÕES
Ligações a cada 50.000 mulheres
UF
LIGAÇÕES
Ligações a cada 50.000 mulheres
DF
13728
513,0
PE
21412
237,0
PA
32123
435,6
MS
5708
235,1
TO
5308
412,1
SP
87088
206,5
PI
12800
398,5
PB
8040
204,6
BA
58413
396,1
MG
41814
204,2
SE
7371
347,0
MT
5964
202,3
MA
20036
312,4
RO
2866
189,6
RN
9803
306,2
RR
769
189,4
AL
9779
299,4
AC
1215
175,6
ES
10461
296,5
RS
18590
166,5
GO
16119
271,6
CE
13114
150,8
AP
1688
271,4
SC
6927
111,7
RJ
45019
270,7
AM
3200
93,2
PR
26662
244,0

Central de Atendimento à Mulher ganha dois prêmios

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 -, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ganhou dois prêmios nacionais nos últimos dois meses. Um deles foi na categoria  “Serviço de Atendimento ao Público (SAP)”, da Garrido Marketing e Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o “case” ‘Velocidade e Resultados Surpreendentes na Central que Combate a Violência Contra a Mulher Brasileira’. O serviço foi ampliado ao final de 2009, passando de 20 para 50 pontos de atendimentos, o que  proporcionou a redução no tempo de espera, de 20 para 6 segundos.

O outro é da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), onde o Ligue 180 foi vencedor na categoria “Serviço de Atendimento Comunitário/Cidadania”, pelo reconhecimento do importante serviço de utilidade pública prestado à sociedade.  Esta premiação é anual e contempla as melhores práticas de atendimento e excelência no relacionamento com o cliente.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – foi criada em 2005 pela SPM, é um serviço de utilidade pública de emergência, gratuito e confidencial, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Seu objetivo é que a população brasileira, principalmente as mulheres, possa se manifestar sobre a violência de gênero. O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento ao diversos serviços da rede de em todo o Brasil.

Comunicação Social

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