CAROS AMIGOS entrevista Nalu Farias, que fala da luta das mulheres e sobre a questão do aborto

caros-amigos164peqPsicóloga Nalu fala sobre aborto à Revista Caros Amigos

“O aborto mal feito é a terceira causa de morte materna”

A psicóloga Nalu Faria é um dos nomes mais importantes do Brasil na questão da luta das mulheres. Ela que é coordenadora geral da Sempreviva Organização Feminista (SOF) e integrante da Secretaria Nacional da Marcha Mundial das Mulheres discute, em entrevista exclusiva à Caros Amigos, as principais bandeiras do movimento de mulheres no país, como violência doméstica, equiparação salarial, luta contra o machismo e o direito ao aborto.

Como a descriminalização do aborto sofreu distorções no último processo eleitoral, Nalu traz para a revista o assunto recolocado na perspectiva da luta histórica da sociedade. Além disso, mostra que a falta de atendimento médico e hospitalar adequado tem sido responsável pela morte de mais de 500 mulheres por ano no Brasil, devido a abortos clandestinos. “Estima-se que 20% das mulheres com mais de 18 anos já fizeram pelo menos um aborto na vida.”

Para a Caros Amigos, ela acrescenta que a eleição apresentou um quadro “manipulatório” do tema. “E aí vimos uma coisa que eu não me lembro de ter visto: a forma como a religião entra no debate político, [como um] divisor de águas. Mas, também uma utilização muito grande do discurso da maternidade, da família. Então, até parece contraditório, você quer a mulher num aspecto máximo do poder do país, que é ser presidenta do país, mas ao mesmo tempo não pode deixar de ser mulher”.

Na entrevista, Nalu conta também um pouco da sua trajetória como feminista desde que era estudante de psicologia em Uberaba (MG), no início da década de 80, e fala sobre o estereótipo de ser mulher hoje. “No capitalismo, ser mulher, é ter que ser bela. Se você não é bela, você não tem o mesmo espaço, você fica preterida. Essa relação com a beleza é muito forte entre as mulheres. As mulheres passam a gostar menos de si quando estão mais velhas, não é a toa que aumenta a depressão, aumenta um monte de doença entre as mulheres”.

Kyra Piscitelli
Assessoria de Imprensa – Caros Amigos
Tel.: 11 -25940355
E- mail: kyra@carosamigos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *