Exposição e monólogo homenageiam a escritora Carolina Maria de Jesus

Agência Câmara

A mostra, que faz parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, traz o diário original, fotos e documentos da escritora negra e favelada que, para sobreviver, catava papéis nas ruas de São Paulo.

Até sexta-feira (26), acontece no hall da Taquigrafia, no Anexo II, a exposição “Carolina vive”, dedicada à escritora Carolina Maria de Jesus. A exposição faz parte das homenagens programadas pela Câmara dos Deputados ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20.

Organizada pela Câmara Municipal de Sacramento (MG), cidade natal de Carolina, a mostra traz o diário original, fotos e documentos da escritora negra e favelada que, para sobreviver, catava papéis nas ruas de São Paulo.

Na quinta-feira (25), às 18h, no Auditório da TV Câmara, o ator mineiro Wilson Rabelo apresenta o monólogo, “Carolina, o luxo do lixo”, adaptado do livro da autora “Quarto de Despejo”. O espetáculo foi contemplado com o prêmio Circulação Literária 2010 do Ministério da Cultura e já foi apresentado em Sacramento, em São Paulo, na inauguração do Museu Afro e em diversos eventos relacionados à escritora. O evento é aberto ao público e tem duração de 25 minutos.

Carolina de Jesus: homenagem
Negra e favelada, Carolina de Jesus vivia perambulando pelas ruas de São Paulo catando papéis para sobreviver. No Canindé, favela onde morava, tinha o hábito de escrever sobre as dificuldades que vivia. Em 1958, o repórter Audálio Dantas descobriu sua história. O jornalista conseguiu a publicação, em 1960, dos escritos de Carolina resultando no best-seller “Quarto de Despejo”. O livro vendeu mais de um milhão de cópias, foi traduzido para 14 idiomas e vendido em 40 países.

Carolina também publicou “Casa de Alvenaria” (1961), “Provérbios e Pedaços da Fome” (1963) e “Diário de Bitita” (1982). A escritora morreu em 13 de fevereiro de 1977, em Parelheiros, periferia de São Paulo. Carolina de Jesus representa um símbolo da luta pela emancipação feminina e pela ascensão social.

Serviço
Evento: Exposição Carolina vive, homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus
Local: hall da Taquigrafia, Anexo II, Câmara dos Deputados
Data: 22 a 26 de novembro de 2010
Horário: de 9h às 18h

Evento: Monólogo “Carolina, o luxo do lixo”
Local: Auditório da TV Câmara
Data: 25 de novembro de 2010
Horário: 18h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *