Centro de Mulheres do Cabo (PE) promove Seminário de Comunicação pelo Enfrentamento à Violência de Gênero e Raça

 

O mês de novembro tem um grande significado para o movimento negro e de mulheres. Comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) e o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher (25/11). Para marcar essas datas o Centro das Mulheres do Cabo realiza o “Seminário de Comunicação pelo Enfrentamento à Violência de Gênero e Raça”, entre 22 a 25 de novembro. O encontro é direcionado a mulheres que atuam em movimentos, organizações feministas e se estende aos profissionais de comunicação dos veículos de mídia locais como rádios, blogs, sites e jornais.

A partir do dia 22 de novembro o tema será pauta de destaque com entrevistas e flashes ao vivo no programa Rádio Mulher (Cabo e Mata Sul). A abertura oficial do Seminário de Comunicação será na próxima terça-feira (23), no Salão Paroquial da Igreja São José Operário – Vila Social Contra Mucambos (Centro do Cabo). A partir das 13h, haverá um “Debate sobre Redes Sociais e TIC’s” e tem continuidade na quarta- feira (24) com “Oficinas de Gênero e Raça”, culminando na quinta-feira (25) com um Ato Público que marca o Lançamento da “Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, uma mobilização internacional que vai até o dia 10 de dezembro.

O evento é organizado pelo Centro das Mulheres do Cabo e tem o apoio da Fundação Ford, Terre des Hommes Suisse e Actionaid. Confira a programação e participe!

>> INFORMAÇÕES | FONTES:

Centro das Mulheres do Cabo (81 35249170) Nivete Azevedo | Coord. Administrativa (81 87946153) Hyldiane Lima | Coord. de Projetos (81 86252990)

Equipe de Comunicação Flávia Lucena | Produção do Rádio Mulher e Inscrições (81 86057440) Cirlene Menezes | Assessoria de Comunicação (81 88130445) >> PROGRAMAÇÃO O quê? Seminário de Comunicação pelo Enfrentamento à Violência de Gênero e Raça Quando? Dias 22 a 25 de novembro de 2010

NOVEMBRO – Um mês para lembrar, protestar e mobilizar

20/11 | Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto de lei número 10.639 (jan.2003) como marco para o movimento negro, pois foi no dia 20 de novembro de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta de negros e negras contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo a liberdade do seu povo e sua comunidade. Hoje a data é comemorada em todo País como um momento de conscientização e reflexão sobre a influência dos africanos na formação da cultura nacional. Da nossa cultura Afro-Brasileira.

25/11 | Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher.

Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, a data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs os 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres, que vão de 25 de novembro até 10 de dezembro, data de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).

Onde? Salão Paroquial da Igreja São José Operário – Vila Social Contra Mucambos (Centro do Cabo – PE).

Durante toda a semana o Programa Rádio Mulher (Cabo e Mata Sul) traz uma pauta especial sobre a Violência de Gênero e Raça, com a cobertura do seminário, entrevistas e flashes ao vivo.

Mesa de abertura e Debate sobre “Redes Sociais e TIC’s: A pauta da violência contra a mulher nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação”. Palestrantes: Ana Veloso (Blog Eu Decido e Mídia Advocacy) e Taiza Brito (Blog Viva Pernambuco).

Serão convidados para participar do debate o movimento de mulheres e também profissionais de comunicação dos veículos locais como blogueiras/os, radialistas, jornalistas e comunicadoras/es populares do Cabo.

Uma Reflexão Histórica sobre o processo de construção e desconstrução das desigualdades de Gênero e Raça no Brasil.

O Ato Público de encerramento do Seminário de Comunicação e Lançamento da “Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” acontecerá em dois momentos: >> Das 6h às 8h – Panfletagem no Terminal Integrado de Passageiros do Cabo

>> Das 9h às 12h – Entrega de material de divulgação da Campanha nas agências bancárias, empresas públicas e privadas e transportes urbanos locais, com o objetivo de sensibilizar a população cabense para o enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *