Tatiana Félix *
Adital – Entre os próximos dias 2 e 4 de dezembro, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) sediará a 7ª edição do seminário A Mulher e a Mídia. O evento é voltado para as pessoas que têm interesse na área de mídia e gênero, como estudantes, comunicadores (as) e ativistas. Os e as interessados (as) podem fazer sua pré-inscrição até a próxima sexta (19), através do link:http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php?option=com_forme&Itemid=0&fid=2.
A diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo, explicou que serão selecionados 220 participantes entre os pré-inscritos. No ano passado foram recebidas mais de 800 inscrições e a expectativa é que a demanda deste ano seja semelhante a do ano passado.
Com o tema “Mídias e Mulheres no Poder”, tudo indica que neste ano os debates serão ainda mais intensos aproveitando o resultado da última eleição presidencial, realizada em outubro, que elegeu Dilma Rousseff (PT) como presidenta do país, e que foi considerada um desafio para a cobertura da mídia, na opinião de Jacira. “A sociedade brasileira está acostumada com a presença dos homens na política”, lembrou, mas disse que ainda é preciso avançar muito o protagonismo das mulheres no campo da política brasileira.
Ela disse que o objetivo do seminário neste ano é discutir, aprofundar e ampliar os debates sobre todo o sistema de comunicação e desigualdade de gênero na mídia. Para ela, o tema Mídia e Mulher é muito importante porque abrange questões de sociedade, saúde e segurança pública. “Que esse debate se alargue, pense propostas, sugestões e também críticas”, enfatizou.
Jacira informou que foi feito um mapeamento com profissionais que atuam na área de mídia e gênero, cujos resultados serão discutidos e aprofundados nas mesas de debates do seminário. A primeira mesa, que será realizada no dia 3, abordará a questão da candidatura de mulheres e as tendências da cobertura da imprensa. Este momento será baseado nas pesquisas e nos monitoramentos feitos durante o período eleitoral. Já a segunda mesa discutirá o papel da internet e das redes sociais nas eleições, analisando a incidências dessas redes na pauta da mídia.
“Esperamos que o seminário seja uma oportunidade de aprofundamento e qualificação do debate, para que as pessoas saiam mais equipadas para discutir a questão com a mídia e com os partidos”, adiantou. Ela declarou que também espera engrossar o debate sobre Mídia e Mulheres no Poder, “porque vimos que existe a necessidade de falar mais sobre isso, para abrir espaço para as mulheres”.
O seminário é uma realização do Instituto Patrícia Galvão em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).
Mais informações: http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/