No dia 14 de novembro, agora no próximo domingo, o Fórum de Mulheres do Distrito Federal vai organizar um evento muito importante para arrecadar fundos para ajudar na organização do ENAMB2011. Vai ser na sede do prpojeto de direitos humanos da Coturno de Vênus – Associação Lésbica de Brasília. a Casa Roxa, como chama esse centro, fica no Guará II, QE 28, cojunto B casa 13. Participe e ajude na garantia da realização do Enamb em Brasília.
A construção coletiva desse encontro é fundamental para que ele se concretize num fórum nacional amplo de debate feminista, um espaço de diálogo aberto e democrático para a discussão, articulação e mobilização das lutas feministas! Vamos precisar reunir forças para enfrentar o machismo mais raivoso que nunca. Mas nem só por isso. Não podemos desperdiçar esse momento. O resultado das eleições nacional e para o DF que acabamos de concluir formam um contexto propício a repolitização do debate e à problematização de várias questões com pouco espaço na esfera pública. Elegemos pela primeira vez uma presidenta para o país; Agnelo se comprometeu com a implantação de políticas para as mulheres e ampliação da participação feminina. São oportunidades e, ao mesmo tempo, desafios para a gente remobilizar e reposicionar nossos movimentos de mulheres frente a esse contexto.
É a hora da produção coletiva de análises críticas, autocríticas e de futuro. É hora de reunir forças, ampliar e dar visibilidade ao movimento de mulheres, de amplificar as nossas vozes e articular as nossas lutas.
Por isso, a Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB decidiu convocar o segundo ENAMB – Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras. E as representantes do Fórum de Mulheres do DF assumiram o compromisso de organizá-lo aqui em Brasília. Buscamos e conseguimos o apoio da Universidade de Brasília para sediá-lo no campus. Mas ainda há muito por fazer.
O Encontro será realizado na forma de um fórum amplo de debate feminista, orientador para as lutas sociais das mulheres e da AMB, no futuro imediato. Queremos seja a oportunidade para: a atualização das análises críticas feministas sobre a realidade brasileira e latino-americana; o intercâmbio, debate e reflexão sobre a formação e prática política do feminismo; a popularização da perspectiva da luta feminista entre as mulheres; a visibilização da luta feminista das mulheres na transformação de suas vidas e da sociedade; a avaliação das possibilidades de ação feminista nas relações entre Sociedade e Estado; a elaboração de indicativos para a agenda de lutas da AMB.
É nesta direção que está orientada a organização do Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras, processo para o qual queremos contar com a participação de vocês.
O Sarau no dia 14 de novembro, lá na Casa Rocha, e a Galinhada na Vila, no Dia 12 de dezembro vão ser oportunidades muito legais para a gente conversar a esse respeito. Esperamos por todas lá.