Brasil tem uma presidenta

dilma-presidenteFoi eleita hoje (31/10) a primeira mulher a presidir a República do Brasil. O desafio será enorme. Governará com um congresso de maioria conservadora, que estará ao seu lado mas será uma pressão patriarcal para medidas de manutenção da ordem atual e contra mudanças. Governará um país com um judiciário machista e de posições ultra-conservadoras.

 

Sem os movimentos feministas das últimas décadas, sem as lutas das mulheres e o enfrentamento político que realizaram, jamais se poderia pensar que uma mulher chegasse a esse ponto. É uma vitória feminista. Importante, mas simbólica. Ainda há muito chão pela frente.

————————————————————

Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores, venceu a disputa pela Presidência da República e foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil.

dilma-lilas1-peqCom 56% dos votos válidos, Dilma derrotou o adversário José Serra (PSDB) no segundo turno das eleições e chega à Presidência com maioria para governar.

Vencendo em todos os Estados da região Nordeste, em alguns deles com índice superior a 70% dos votos válidos, como Maranhão e Pernambuco. A presidente eleita também teve uma vitória importante em Minas Gerais, tradicional reduto do PSDB.

A petista nunca havia disputado uma eleição e era desconhecida do eleitorado. No final do primeiro semestre deste ano, passou a liderar a corrida pela sucessão presidencial, beneficiada pela aprovação recorde do governo atual.  

No primeiro pronunciamento, o compromisso com as mulheres

“Minhas amigas e meus amigos de todo o Brasil, é imensa a minha alegria de estar aqui.Recebi hoje de milhões de brasileiras e brasileiros a missão mais importante de minha vida.

Este fato, para além de minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do nosso país: pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro portanto aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural. E que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade.

A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: SIM, a mulher pode!”

Com estas palavras, Dilma Rousseff iniciou seu primeiro discurso como presidente eleita do Brasil, em um hotel em Brasília. Leia a íntegra do primeiro pronunciamento da presidente eleita Dilma Rousseff.

Campanha disputada e agressiva

Aos 62 anos, a mineira Dilma Rousseff chega à Presidência após ter comandado o principal ministério do governo Lula (a Casa Civil) e enfrentado um câncer no sistema linfático.

Antes de sair vitoriosa das urnas, Dilma Rousseff enfrentou uma das campanhas mais agressivas da história. Afirmações de que a candidata do PT era favorável ao aborto, amplamente difundidos na internet e em cerimônias religiosas, marcaram a reta final da eleição, mesmo tendo sido desmentidas por Dilma.

Além da discussão em torno de temas polêmicos, a disputa pela Presidência foi marcada por denúncias de ambos os lados.

Apesar de quatro meses de disputa acirrada e agressiva, Dilma Rousseff chega ao Palácio do Planalto com ampla maioria no Senado e na Câmara Federal e a maioria dos Estados governados por aliados.

Seus dois grandes desafios para os próximos quatro anos serão as reformas política e fiscal.
r7_311010_trajetoriadilma300

Conheça a trajetória da 1ª mulher eleita presidente do Brasil (site R7)

A presidente eleita Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte (MG).

Durante o regime militar, atuou no Comando de Libertação Nacional (Colina), em Belo Horizonte, no final dos anos 60; foi presa e torturada.

Formada em economia, Dilma Rousseff foi secretária de estado no Rio Grande do Sul, onde ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Filiou-se ao PT em 2001.

Como ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff assumiu a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); foi apelidada pelo presidente Lula de “mãe do PAC”.

“Ela é classificada como durona, rígida, séria, competente, inteligente, extremamente dedicada ao trabalho. Implacável com quem enrola e exigente com os subordinados”, diz a reportagem do Estadão. “Sou uma mulher dura cercada de homens meigos”, costuma dizer, em tom de ironia.

Dilma Rousseff foi casada duas vezes com ativistas políticos. Tem uma filha, Paula Rousseff Araújo, e é avó de Gabriel, que nasceu em 9 de setembro deste ano. É dona de Nego, labrador preto e companheiro de suas caminhadas matinais.

Acesse no site do UOL mosaico com imagens da trajetória de Dilma Rousseff

Acesse no site do G1 mosaico formado por 342 imagens da campanha de Dilma Rousseff

Leia mais:
Dilma é eleita primeira mulher presidente do Brasil (UOL – 31/10/2010)
Dilma vence e é eleita a primeira mulher presidente do Brasil (R7 – 31/10/2010)
Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil (Portal G1 – 31/10/2010)

Brasil elege a primeira presidente de sua história (Estadão.com – 31/10/2010)

fonte: Agência Patrícia Galvão{rscomments on}


dilma-bonecaPrometeu, tem de cumprir!

A Gazeta do Povo publica nesta página as principais promessas, com o intuito de facilitar a fiscalização e monitoramento dos atos da próxima presidente, tal como prega a cartilha das democracias consolidadas

Dilma Rousseff (PT), primeira mulher eleita para a Presidência do Brasi

l, tem muitos desafios pela frente. O principal deles será cumprir os compromissos de campanha. Eles não foram muitos – esta eleição ficará marcada pela falta de discussão de projetos para o Brasil. Entretanto, a petista traçou algumas metas e objetivos para os próximos anos. A Gazeta do Povo publica as principais promessas, com o intuito de facilitar a fiscalização e monitoramento dos atos da próxima presidente, tal como prega a cartilha das democracias consolidadas

ECONOMIA e MEIO AMBIENTE

– Fortalecer a política de microcréditos e ampliar as linhas de crédito que estimulem a mulher a organizar cooperativas e microempresas.

– Solucionar a dívida dos agricultores familiares para que continuem tendo acesso aos créditos do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).

– Incluir 2 milhões de novos produtores no Pronaf. Ampliar para R$ 2 bilhões a verba do governo para comprar alimentos diretamente dos agricultores.

– Incluir 300 mil cooperativas, pequenas propriedades e associações no programa Mais Alimentos (linha de crédito para financiar a infraestrutura da propriedade familiar).

– Fortalecer a política de financiamento da Caixa Econômica Federal.

– Reduzir a zero os tributos sobre investimentos para aumentar nossa taxa de crescimento; diminuir a carga de impostos sobre os investimentos em energia e outras áreas de infraestrutura, como saneamento.

– Reduzir impostos sobre a folha de pagamento das empresas, para estimular a geração de mais emprego. Trabalhar para a devolução imediata de créditos de ICMS para as empresas exportadoras.

– Reduzir os impostos sobre as empresas de ônibus, para que seja feito o repasse no preço da passagem.

– Criar o Ministério da Pequena e Média Empresa, para apoiar as empresas que já existem e estimular surgimento de outras. Ampliar os limites do Super Simples.

– Manter o reajuste do salário mínimo acima da inflação.

– Apoiar a Embrapa e outros órgãos que contribuam para a inovação da indústria e da agricultura brasileira.

– Tentar adiantar a meta de reduzir a emissão de gases de efeito estufa de 36% a 39%, prevista para ocorrer até 2020. Reduzir o desmatamento em 80% na Amazônia e em 40% no Cerrado.

– Reduzir a dívida pública para 30% do PIB.

EDUCAÇÃO e ESPORTES

– Construir 6 mil creches e pré-escolas. Garantir uma educação de qualidade, da creche à universidade, e fortalecer o ProUni.

– Implantação de quadras esportivas cobertas em 10 mil escolas públicas.

– Implantar o ensino integral em mais 22 mil escolas, chegando a 32 mil nos próximos quatro anos.

– Ampliação do Bolsa Atleta e valorização do profissional de Educação Física.

– Criação do Sistema Nacional de Incentivo ao Esporte e Lazer.

– Instalação de internet banda larga em todas as escolas públicas.

– Criar escolas técnicas em cidades com mais de 50 mil habitantes ou em cidades-polo.

– Valorizar os professores, oferecendo uma boa remuneração e excelente capacitação, para que todos tenham ao menos formação universitária. Para isso, implantar mil pólos da Universidade Aberta em todo o país.

– Aplicar 7% do PIB em educação até 2014.

SEGURANÇA

– Construção de 2.883 postos de polícia comunitária e apoio aos projetos que defendem os jovens das drogas.

– Ampliar as ações de prevenção, repressão e inclusão social. Declarar guerra ao crack. Aumentar o investimento em tratamento e na recuperação de dependentes de drogas.

– Ampliar todas as ações do Pronasci, incluindo o Bolsa Formação de Policiais e o programa Mulheres da Paz, que tem o objetivo de manter o jovem longe das drogas e do crack.

– Seguir fortalecendo a Polícia Federal e ampliar o controle das fronteiras, por meio de 10 aeronaves não tripuladas, que serão adquiridas.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

– Lutar para erradicar a miséria absoluta, que é a situação de aproximadamente 21 milhões de pessoas. Para isso, investir boa parte dos recursos do pré-sal no combate à miséria.

– Levar para todo o Brasil o programa Próximo Passo, que ensina uma profissão aos beneficiários do Bolsa Família.

– Gerar empregos na periferia com obras de habitação, saneamento, pavimentação e transporte.

INFRAESTRUTURA URBANA E SOCIAL

– Construir 2 milhões de moradias em todo o país. Disponibilizar 60% para famílias que recebem até 3 salários mínimos; 30% para aquelas com renda entre 3 e 6 salários mínimos; e 10% para famílias que recebam entre 6 e 10 salários mínimos.

– Construção de 800 praças de esporte, cultura e lazer em todo o país.

– Concluir todas as grandes obras em andamento, como as ferrovias Norte-Sul e Transnordestina, o projeto de integração do Rio São Francisco e as hidrelétricas Santo Antônio e Jirau.

– Implantação de novas refinarias em Pernambuco, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e implantação do Complexo petroquímico do Rio de Janeiro.

– Ampliação e modernização de 14 aeroportos e de portos em todo o Brasil, especialmente o de Santos. Expandir a indústria naval, com mais navios, plataformas e sondas.

– Ampliação do Trensurb em Porto Alegre e conclusão da Via Expressa em Salvador. Investimento de R$ 18 bilhões em obras de transporte público nas grandes cidades.

– Investimento de R$ 34 bilhões em obras de saneamento e abastecimento de água.

– Duplicação da BR-101 no Sul e no Nordeste do país; construção do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro.

– Mais oferta de energia não poluente, especialmente para a Região Norte. Investimentos em hidrelétricas, parques eólicos e biocombustíveis.

– Cumprir com todas as metas do PAC 2, que incluem muitas das obras listadas anteriormente. Estão divididas principalmente entre o PAC Cidade Melhor (previsão total de investimentos de R$ 57 bilhões em saneamento básico, prevenção de enchentes, pavimentação de vias urbanas e melhoria do transporte coletivo das grandes cidades) e o PAC Comunidade Cidadã (R$ 23 bilhões na construção das creches, das quadras cobertas, das praças e dos módulos de polícia comunitária).

SAÚDE

– Criar a Rede Cegonha, à qual todas as gestantes terão acesso. Elas saberão com antecedência a maternidade onde será feita o parto e continuarão recebendo toda atenção durante o primeiro ano de vida da criança.

– Garantir capacitação profissional para as mães e combater qualquer forma de discriminação contra a mulher. Ampliar exames de mamografia em todo o país.

– Construção de 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com atendimento 24 horas. Elas concentrarão o atendimento de baixa e média complexidade, de forma a desafogar os hospitais, que tratarão de casos de alta complexidade.

– Fortalecimento e ampliação dos programas Saúde da Família, do Samu 192, do Brasil Sorridente e da Farmácia Popular.

– Distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabete na rede Aqui tem Farmácia Popular.

– Criar cursos de capacitação para os trabalhadores da Saúde que atendem a população e ampliar o número de médicos e outros profissionais no SUS.

– Ampliar as policlínicas e implantar Centros de Prevenção do Câncer em todo o país; fazer parcerias com clínicas privadas, nos locais em que forem mais indicados. Levar mais unidades de saúde para o interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *