II Seminário Internacional do Uso do Tempo: aspectos metodológicos e experiências internacionais

SPM
O evento será uma importante oportunidade para se discutir os avanços e os desafios desse tipo de pesquisa com interface nas políticas públicas

Pesquisas de uso do tempo e sua interface com políticas públicas é o assunto de destaque no “II Seminário Internacional sobre Pesquisas do Uso do Tempo: aspectos metodológicos e experiências internacionais“, que será realizado no dias 9 e 10 de setembro, Rio de Janeiro/RJ. O evento é promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres(SPM), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o escritório Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o escritório regional para países do Cone Sul do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM).

Pesquisas do uso do tempo têm o intuito de saber como as pessoas utilizam o seu tempo: quantas horas dedicam ao trabalho doméstico, ao cuidado de idosos e crianças,ao trabalho voluntário, aos cuidados pessoais, ao lazer, entre outros.

Por considerar esses temas de relevante interesse para formação de políticas públicas, a SPM fomentou com o Comitê Técnico de Gênero e Estudos do Tempo que conta com os mesmos parceiros que organizam o seminário – a realização de pesquisa piloto – atualmente em campo – sobre uso do tempo pelo IBGE. O seminário será uma importante oportunidade para se discutir os avanços e os desafios desse tipo de pesquisa.

A programação do seminário prevê a participação de especialistas de mais de dez países e de representantes de diversos organismos internacionais. Essa segunda edição ocorre após 3 anos da realização do I Seminário Internacional sobre Uso do Tempo.

Serviço
Data:9 e 10 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório Teixeira de Freitas, Centro de Documentação e Disseminação de Informações – IBGE ( Rua General Canabarro, 706, Maracanã) Rio de Janeiro/RJ.

Lançamento da PNAD 2009

No dia 8 de setembro serão divulgados no IBGE os resultados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios – PNAD 2009 relativos às características gerais da população, migração, educação, trabalho, famílias, domicílios e rendimento.

Nesta ocasião será realizada uma coletiva de imprensa para a divulgação de dois volumes da PNAD 2009: os resultados do Brasil e a síntese de indicadores.

A PNAD é uma investigação conduzida anualmente pelo IBGE que traz informações importantes e decisivas desagregadas por sexo. A divulgação e análise desses dados são essenciais para o acompanhamento das condições de vida das mulheres brasileiras e, conseqüentemente, para o planejamento de políticas públicas.

Serviço
Data: 8 de setembro
Horário: às 10h
Local: IBGE (Avenida Chile, número 500) Rio de Janeiro/RJ.

Comunicação Social da SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *