Ascom/Sepromi
Dentre as baianas que concorreram ao Troféu Palmares 2010, Alaíde do Feijão foi vencedora no campo social, recebendo o prêmio da Fundação Cultural Palmares (FCP), órgão do Ministério da Cultura (MinC). Também foram vitoriosas a atriz carioca Chica Xavier e a alagoana Mãe Neide D´Oxum, respectivamente nas categorias cultura e religião. A cerimônia de entrega do troféu aconteceu em Brasília, no 20 deste mês, como parte das comemorações dos 22 anos da FCP.
Representações da comunidade negra de todo o país participaram da celebração no Teatro Nacional, com o show Mães D´Água, protagonizado por sete talentosas cantoras negras do Brasil: Alaíde Costa, Daúde, Luciana Mello, Margareth Menezes, Mart´nália, Paula Lima e Rosa Maria, acompanhadas por uma banda-base e uma super orquestra de 45 músicos (as).
Além da quituteira Alaíde do Feijão, outras baianas disputaram o Troféu. Na mesma categoria a juíza Luislinda Valois e a ativista do Movimento de Mulheres Negras e Presidenta do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Vilma Reis. No Campo religioso, participaram a Irmã Estelita, representante da Irmandade da Boa Morte do Recôncavo e a Mãe Carmem, Yalorixá. A votação aconteceu pela Internet.
O Troféu Palmares foi criado em 2008, para homenagear personalidades da sociedade brasileira, que contribuem para o exercício do respeito à diversidade e à cidadania, com especial atenção à causa afro-brasileira. Este ano, a ênfase recaiu sobre a questão de gênero, já que 15 mulheres negras de todo o país foram selecionadas para concorrer ao prêmio. A triagem foi iniciada em julho, com cerca de 30 candidatas indicadas pela FCP.
Alaíde junta-se a mais outros três baianos que foram homenageadas(os) em versões anteriores: Em 2009, a Mãe Beata de Iemanjá. Em 2008, a Yalorixá Mãe Stella de Oxóssi e, posteriormente, o ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Fonte: Ascom / Sepromi
Crédito da Foto: Foto: Sétima Produções / Divulgação Palmares