400 mil reais em prêmios para trabalhos sobre gênero

SPM

Todos os vencedores nacionais receberão bolsas de estudo do CNPq

As inscrições para o 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero terminam no próximo 15 de setembro. O prêmio é um concurso nacional de redações e artigos científicos sobre relações de gênero, mulheres e feminismos. A premiação é para os talentos do ensino médio e das universidades do Brasil. A comissão organizadora já recebeu 205 inscrições, sendo 95 de estudantes de ensino médio; 17 de graduandos; 28 especialista e mestrandos, 16 mestres e estudantes de doutorado e; 49 de escolas promotoras da igualdade de gênero. 

Dois vencedores nas categorias “estudante de graduação”, graduado, especialista e estudante de mestrado, mestre e estudante de doutorado receberão R$ 10 mil, oito e cinco mil reais respectivamente.  Na categoria “estudante do ensino médio” os três premiados na etapa nacional, ganharão um laptop e uma impressora multifuncional. Os agraciados por unidade da federação serão contemplados com um computador com monitor LDC. 

Na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero” será escolhida uma instituição por unidade da federação que receberá o prêmio de R$ 10 mil. Todos os vencedores nacionais receberão bolsas de estudo (doutorado, mestrado, iniciação científica e iniciação científica junior), além da assinatura anual da Revista Estudos Feministas e do Caderno Pagu.

Para Hildete Pereira coordenadora da Área de Educação, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o aumento significativo de participação em cada edição reflete a necessidade por mudanças nas relações de gênero no País. Nas cinco edições anteriores foram  inscritos aproximadamente  12 mil trabalhos. “São pessoas fazendo uma reflexão no papel de  homens e mulheres na sociedade, buscando  incentivar o respeito às diferenças existentes”,  que segundo  ela é novidade na educação brasileira. “Seguramente através da educação, as novas gerações poderão criar uma sociedade democraticamente igualitária”, afirmou.

A exemplo das edições anteriores, o concurso editará um livro com todas as pesquisas premiadas de todas as categorias. O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero integra o Programa Mulher e Ciência, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM). 

O Prêmio

Criada em 2005, a premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero e promovera participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. Além disso, o Prêmio contribui para promover a discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzirem textos sobre o tema. 

Mais informações

Comunicação Social da SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *