O prêmio foi criado para divulgar as práticas e experiências bem sucedias na implementação da Lei, seja por meio de ações que contribuem para o seu fortalecimento ou como forma de incentivar a sua correta aplicação
Para comemorar o quarto aniversário da Lei Maria da Penha, a Secretaria de Política para as Mulheres entrega, nesta terça-feira (3/8), às 15h, no auditório do Conselho Federal da OAB, o primeiro prêmio “Boas Práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei Maria da Penha”. Das 181 indicações de pessoas físicas ou jurídicas, 15 são finalistas das categorias Implantação de Programas e Políticas; Criação e Implementação de Serviços; Idealização ou Realização de Campanhas; Realização de Estudos e Pesquisas; e Realização de Matérias Jornalísticas. Mas, apenas cinco serão agraciados com a premiação.
O prêmio foi criado para divulgar as práticas e experiências bem sucedias na implementação da Lei, seja por meio de ações que contribuem para o seu fortalecimento ou como forma de incentivar a sua correta aplicação. Participam da cerimônia, a ministra Nilcéa Freire, da SPM, e outras autoridades.
Lei Maria da Penha – Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340/2006, leva o nome da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica em função de agressões sucessivas de um marido violento. A Lei representa avanço na promoção dos direitos fundamentais, na tutela dos direitos das mulheres que sofrem com a violência doméstica. Nestes quatro anos, a Lei avançou significativamente no combate à violência contra a mulher, com medidas como aumento do tempo de prisão dos agressores, eliminação do pagamento de cestas básicas como forma de punição. Outra medida importante com a edição da lei é o fato de que o agressor pode ser preso em flagrante ou ter sua prisão preventiva decretada se ameaçar a vítima.
Serviço:
Dia 03/08, às 15 horas.
No auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – SAS Quadra 5 – Lote 1 – Bloco M – Brasília – DF.
Comunicação Social da SPM
Prêmio Boas Práticas
A Lei Maria da Penha completa quatro anos em agosto. Para celebrar a data, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), entrega aos vencedores das cinco categorias o Prêmio Boas Práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei Maria da Penha, lançado em agosto do ano passado. Na ocasião, também será divulgado o perfil da violência doméstica a partir do balanço semestral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, com os dados por estado.
Central 180 – registrou, de janeiro a junho deste ano, 343.063 atendimentos. A procura pela Lei Maria da Penha corresponde à metade das informações prestadas.
Data: 3 de agosto de 2010
Horário: 15h
Local: auditório do Conselho Federal da OAB (SAS Setor de Autarquias Sul, Quadra 05, Lote 1, Bloco M)
Comunicação Social