ONU Mulher vai unificar atividades de quatro agências sobre igualdade de gênero

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As quatro agências da Organização das Nações Unidas (ONU), que atuam na área de promoção dos direitos da mulher, vão trabalhar em conjunto. A ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres começa a funcionar em janeiro de 2011. Criada no início deste mês, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, a ONU Mulher foi apresentada hoje (14), durante a 11ª Conferência Regional Sobre a Mulher da América Latina e do Caribe.

 

De acordo com a representante do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) para o Cone Sul, Rebeca Tavares, a nova entidade vai consolidar todo o trabalho entre as várias agências da ONU que tratam da questão das mulheres.

“Nosso papel vai ser operacional no sentido de promover programas para trabalhar junto com os governos no mundo. Alguns deles já têm declarado e assinado convênios com relação à igualdade das mulheres”, explicou.

Ela disse ainda que a ONU Mulheres também vai apoiar ações de fiscalização pela sociedade civil. Segundo Rebeca, os cidadãos capacidade de observar e de monitorar ações do governo e reforçar a implementação de reformas no sistema de segurança pública, educação e políticas de trabalho para as mulheres.

A entidade vai dar continuidade ao trabalho nas áreas de violência contra a mulher, de prevenção ao HIV/AIDS, participação política e empoderamento econômico, além de outros temas que possam surgir.

A ONU Mulheres é a junção das agências: Divisão para o Avanço das Mulheres, Instituto Internacional de Pesquisas e Capacitação para a Promoção da Mulher, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e o Escritório de Assessoria Especial em Questão de Gênero.

Edição: Talita Cavalcante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *