Neste domingo (11/7) pela manhã, feministas das principais redes e movimentos de mulheres da América Latina e do Caribe iniciaram um Fórum onde estão debatendo a política feminista para a região, problemas e desafios, ideias e propostas de ação.
É o Fórum de Organizações Feministas para Articulação do Movimento de Mulheres Latinas Americanas e Caribenhas, como preparação para XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe (CEPAL). A reunião segue até amanhã, dia 12 de julho.
Participam do encontro aproximadamente 200 mulheres, de quase 30 países da região. A abertura do evento será realizada pela ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Sonia Montano, diretora de Gênero da CEPAL e Rebecca Tavares, representante Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), no Brasil.
A idéia do Fórum é promover debate sobre o tema da XI Conferência “Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?”. Um dos assuntos a ser abordado é o olhar feminista no estado e os atuais modelos de desenvolvimento na América Latina e Caribe, com foco na promoção da igualdade, crítica do Estado patriarcal, capitalista, racista e da democracia na região. As contribuições dos participantes serão acrescentadas ao documento que está sendo construído em conjunto pelas organizações integrantes do Fórum, a ser apresentado na Conferência.
Feministas Latinoamericanas e Caribenhas reunidas em Brasília – Universidade Livre Feminista on Vimeo.