Acontecerá no dia 30 de junho o seminário "A Subrepresentação da Sociedade no Parlamento Brasileiro". O objetivo do seminário é trazer para a discussão interna do Parlamento a questão da subrepresentação de significativos setores ou grupos da sociedade (negros, mulheres e indígenas). Quais as razões dessa baixa representação e como os partidos políticos tem enfrentado esta situação. Para enriquecer a discussão é importante também conhecer o pensamento da sociedade organizada e os conhecimentos e análises produzidas sobre o tema. O local do evento é o plenário da Comissão de Legislação Participativa (CLP) na Câmara dos Deputados. A participação é aberta a todos/as.
Seminário "A Subrepresentação da Sociedade no Parlamento Brasileiro"
Mesas Temáticas:
1ª Mesa – Das 9:00 às 12:00 horas.
Como os partidos políticos tem enfrentado a questão da subrepresentação. O que pensam sobre as ações afirmativas para modificar a situação existente.
Esta mesa será composta por representantes dos quatro maiores partidos que tem representação no Parlamento.
Composição da mesa:
– representante do PSDB
– representante do PT
– representante do DEM
– representante do PMDB
2ª Mesa – Das 14:00 às 17 horas.
O que pensam os movimentos organizados sobre a subrepresentação da sociedade no Parlamento – suas origens e conseqüências. Qual o conhecimento produzido sobre o tema?
Esta mesa será composta de representantes do movimento de mulheres, negro e indígena e ainda um/a pesquisador/a que deverá falar sobre o conhecimento acumulado sobre o tema.
Composição da mesa:
– Natalia Mori – Representante da Articulação de Mulheres Brasileiras
– Damião Braz (Irajá Pataxó) – Representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
– Maria Cristina Almeida – Representante da Articulação de Mulheres Negras
– Marcio Nuno Rabat – Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados
Realização: Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP).
Apoio: Ford Foundation
fonte: INESC
Lugar de Mulher é na Política from Universidade Livre Feminista on Vimeo.