Carta Maior
Dada a particular situação geográfica da Extremadura espanhola, próxima de Portugal, e a sua vinculação com a América Latina, a Universidade da Extremadura implementou um programa para concessão de bolsas e admissão de investigadores procedentes de universidades e centros de investigação portugueses e latino-americanos. Programa pretende contratar recursos humanos de excelência em investigação, desenvolvimento e inovação científica.
A Universidade da Extremadura pretende levar a cabo um plano de formação e contratação de recursos humanos de excelência em investigação, desenvolvimento e inovação, promovendo ações que facilitem a admissão temporária ou permanente de graduados, investigadores e doutores de reconhecido prestígio, provenientes de Universidades e Centros de Investigação não localizados na Extremadura espanhola.
Dada a particular situação geográfica da Extremadura espanhola, próxima de Portugal, e a sua vinculação com a América Latina, será incentivada especialmente a admissão de investigadores procedentes de universidades e centros de Investigação portugueses e latino-americanos.
Com o objetivo de alcançar esses propósitos, o programa de captação e formação de recursos humanos de excelência em investigação, desenvolvimento e inovação foi construído a partir das seguintes ações:
A. Ajudas à iniciação na I+D+I no último ano de licenciatura/grado.
B. Bolsas de introdução ao sistema Ciência, Tecnologia, Empresa e Sociedade (CTES) para os melhores candidatos nas classificações da licenciatura/grado ou bacharelado.
C. Bolsas de pré-doutoramento para licenciados/graduados universitários.
D. Contratos de admissão de investigadores de pós-doutoramento.
E. Contratos de admissão de investigadores senior.
F. Ajuda para a admissão de contratados do programa Juan de la Cierva.
G. Ajuda para a admissão de contratados do programa Ramón y Cajal.
H. Ajudas para a admissão de contratados do programa Torres Quevedo.
I. “Contratos-ponte” para bolsistas e / ou contratados de pré-doutoramento e pós-doutoramento.
J. Técnicos de apoio à I-D+I:
J.1. Pessoal técnico de apoio em tarefas básicas de investigação
(laboratório, atividade de campo, informática, etc.) J.2. Gestores de
projetos.
Maiores informações no endereço: http://www.unex.es/rrhhimasd/