Por Tomi Mori, de Tóquio para o Esquerda.net
Mais de 200 casais detidos neste país asiático, acusados do crime de… se beijarem em público.
Se não bastassem todos os problemas que a humanidade vive, ainda há gente que consegue complicar o que já esta bastante complicado.
É o caso da polícia do Sri Lanka que, desde a semana passada, prendeu mais de duzentos casais em Matara e Kurunegala. O crime? Beijar…
Nas palavras do porta-voz da polícia: “Nós prendemo-los sob custódia por comportamento indecente em locais públicos”(…) “Normalmente libertamo-los após avisar os pais.”
Mas isso não é exclusividade apenas do Sri Lanka. Na semana passada, um tribunal da Arábia Saudita condenou um homem a quatro meses de prisão e 90 chicotadas. O crime?
Beijar…
O homem e a mulher que o acompanhava foram presos por “atitudes imorais em frente a outros consumidores”. O homem, nos seus 20 anos, “estava sentado beijando e dando abraços numa das cadeiras” de um centro comercial. Bem, o leitor poderá estar perplexo, mas tudo tem alguma explicação, nem sempre lógica.
No caso da Arábia Saudita, esse tipo de cena tem aumentado por um motivo simples: os casais não estão a ter, devido à crise económica que assola o planeta, recursos financeiros para casar ou ter mais privacidade. É também o caso do Sri Lanka. Vamos avançando numa situação que falta dinheiro, falta comida e vai passar a faltar beijos…