Observatório da Imprensa
Um comercial exibido no Reino Unido por uma organização internacional voltada a planejamento familiar e saúde sexual provocou controvérsia no país. A Advertising Standards Authority, agência que regula a publicidade no Reino Unido, recebeu mais de 350 reclamações de telespectadores que se sentiram ofendidos pelo anúncio.
A campanha do grupo Marie Stopes oferece aconselhamento sobre aborto. A peça, exibida pela primeira vez na semana passada, à noite, mostra algumas mulheres com ar de preocupação. Uma legenda diz que elas estão “atrasadas”. A narradora diz que menstruação atrasada pode significar gravidez e indica um número de telefone caso a pessoa esteja grávida e não saiba o que fazer. Foi a primeira vez que um comercial deste tipo foi exibido no país.
O grupo anti-aborto Life classificou o comercial de “grotesco”. A agência regulatória avaliará as queixas e o anúncio para determinar se a campanha violou as regras publicitárias do país. Informações de Mark Sweney [Guardian.co.uk, 28/5/10].