No mês em que comemoramos o Dia Internacional pela Saúde da Mulher – 28 de maio -, Ipas Brasil lança o dossiê “A realidade do aborto inseguro: O impacto da ilegalidade do abortamento na saúde das mulheres e nos serviços de saúde do Estado do Rio de Janeiro”, trazendo dados sobre a situação do aborto inseguro no estado do Rio de Janeiro. O documento foi divulgado no dia 3 de maio, durante audiência pública na Assembléia Legislativa do estado do Rio de Janeiro que contou com a participação de jornalistas, deputados, representantes do movimento feminista e médicos.
Resultados do estudo mostram que de 1999 a 2007, mais de 800 mil abortos foram induzidos no Estado do Rio de Janeiro, sendo que três em cada quatro deles foram realizados em mulheres de 15 a 29 anos. Os dados mostram, também, que em 2008, o Estado somou 15.868 internações motivadas por aborto inseguro.
No dia 18 de maio, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Ipas Brasil receberá uma homenagem da Câmara de Vereadores do Município de Amapá pelo apoio na organização, na criação e no fortalecimento da Rede Abraça-me de Atenção a Crianças e Adolescentes Vìtimas de Violência Sexual.
Também divulgamos a realização do Seminário sobre Anencefalia, promovido pelo Grupo de Estudos sobre Aborto (GEA), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 27 de maio, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. Serão discutidos aspectos científicos, médicos e jurídicos sobre a questão, a fim de trazer elementos para o caso em exame no Supremo Tribunal Federal através da ADPF (Arguição de descumprimento de preceito fundamental) nº 54.
Esperamos que as datas comemoradas no mês de maio venham a sensibilizar nossa sociedade sobre realidade do aborto inseguro e as conseqüências da ilegalidade para a saúde das adolescentes, jovens e mulheres brasileiras.
Muito obrigada
Leila Adesse
IPAS BRASIL
Edição completa – Maio 2010 – http://www.ipas.org.br/revista/maio10.html
IPAS GLOBAL
“Nuevo estudio ofrece la primera evaluación nacional del aborto en Etiopía”
Ipas y Instituto Guttmacher – abril 2010
BRASIL EM FOCO
Dossiê “A realidade do aborto inseguro: O impacto da ilegalidade do abortamento na saúde das mulheres e nos serviços de saúde do Estado do Rio de Janeiro”
Beatriz Galli, Paula Viana e Tizuko Shiraiwa – maio 2010
DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS
“Argentina: Los (abortos) no punibles no se hacen”
Sandra Chaher em 21.4.2010 no site da Artemisa
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
“Temas Estratégicos para Conselheiros de Saúde: SAÚDE DA MULHER – Um diálogo aberto e participativo”
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social.
Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010.
REFLEXÕES
“De pecados e crimes”
Roseli Fischmann – Artigo Publicado na Folha de São Paulo em 29/3/2010
DESTAQUES | MOBILIZAÇÃO
» CPI do Aborto e Estatuto do Nascituro: Dois graves perigos para a saúde da mulher brasileira
» Caso de morte por aborto legal no Rio Grande do Norte
Ipas Notícias e clippings
» Caso de Alagoinha em vídeo, um ano depois: novo caso
» Câmara de Vereadores do Amapá homenagerá Ipas Brasil
» Anencefalia: interrupção de gravidez é tema de seminário
» Comentário: O aborto dura para sempre
» Clipping: EL DEBATE SOBRE LOS DERECHOS SEXUALES Y REPRODUCTIVOS EN
AMERICA LATINA (Matéria com alguns resultados do Congresso Latinoamericano de Direitos Sexuais e Reprodutivos realizado na Guatemala) – Página 12, Argentina
Aborto con medicamentos ahora existe en español! (Ipas)
Este sito comprehensivo ofrece recursos sobre el aborto con medicamentos producidos por Ipas y nuestros socios, y también comparte nuestro trabajo en los áreas de la capacitación y mejoramiento de servicios, la investigación, la participación y movilización comunitaria, las políticas y promoción y defensa (advocacy), y la creación de redes que apoyen el acceso a los servicios del AM
Radis, a revista da Fiocruz, de abril aborda a violência contra a mulher
A violência doméstica e a implantação da lei Maria da Penha são temas de reportagem de capa da revista Radis do mês de abril. Criada para coibir e prevenir violência contra a mulher, a lei é considerada um marco na defesa dos direitos humanos, segundo especialistas. Mas também é alvo de críticas por parte de juristas que consideram o texto inconstitucional, por proteger somente as mulheres em casos de violência doméstica e familiar. Em PDF:
http://www4.ensp.fiocruz.br/radis/92/pdf/radis_92.pdf
Coordenação Editorial – Leila Adesse
Editora – Beatriz Galli
Editoração – Alessandra Foelkel
Colaboração Jornalística: Evanize Sydow
|
Oswaldo José Queiroz Dias |
IPAS BRASIL: Tel.(21) 2532-1930
Copyrights © 2010 – revista@ipas.org.br