Museu Afro Brasil – "Viva, Carolina Viva!" e cinco anos da Biblioteca Carolina Maria de Jesus

No mês em que a Biblioteca “Carolina Maria de Jesus” comemora os cinco anos de sua criação e instalação no Museu Afro Brasil, nada mais justo que a comemoração gire em torno do nome de Carolina Maria de Jesus, a catadora de papel que viveu na favela do Canindé, na cidade de São Paulo, e que se transformou em escritora, a partir da publicação, em 1960, do livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada“.

 

Data: 15 de maio

Hora: das 11 às 14 horas

Local: Auditório Ruth de Souza

Endereço: Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 (Parque Ibirapuera) – São Paulo

Grátis

 Para marcar a data, no dia 15 de maio, das 11 às 14 horas, acontece o “Viva, Carolina Viva!”, um debate que discutirá a participação da mulher negra no mercado literário brasileiro. Participam o escritor Oswaldo de Camargo, que falará sobre a produção literária de escritoras afrodescendentes e a pesquisadora Jaqueline Romio, apresentando seu trabalho sobre a produção de Carolina Maria de Jeus. Haverá depoimentos da filha da escritora, Vera Eunice e do jornalista Audálio Dantas, responsável por encaminhar para publicação os primeiros manuscritos da Carolina Maria.

A biblioteca nasceu no dia 13 de maio de 2005, da coleção pessoal de Emanoel Araujo, artista plástico e Diretor Curador do Museu, que se orgulha de manter um acervo exclusivamente dedicado a temática da vida e da cultura afrodescendentes contemplando assuntos como: Arte, Cinema, Costumes, Culinária, Economia, Educação, Imprensa, Literatura, Música, Política, Religião, Teatro etc.

Segundo a bibliotecária Romilda Silva, este é um momento importante para lembrar a vida desta escritora brasileira. “A primeira edição do “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria, alcançou a casa dos dez mil exemplares, logo esgotados em uma semana. Sem dizer que foi traduzido para cerca de trinta idiomas, com sucessivas reedições. Foi ainda adaptado para o teatro, para o rádio e para a televisão com grande sucesso de audiência. Por isso, propomos o evento Viva, Carolina Viva! Para rememorar e discutir a produção desta escritora tão cara à instituição e à população brasileira”, disse Romilda.

Data
15 /05/10, das 11h às 14h.

Público-alvo
Professores, pesquisadores, alunos de Letras e demais interessados por Literatura ou pela história e obra desta escritora.

Número de vagas
140 lugares.

Ingresso
Grátis

Inscrições prévias via email biblioteca@museuafrobrasil.com.br, de 15 de abril a 13 de maio de 2010.

 

fonte: Irohin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *