O objetivo é levar aos estudantes principalmente da área de direito, serviço social e psicologia conhecimento mínimo necessário às questões relacionadas ao tema
Pela primeira vez o tema “Garantia dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência” será incluído no Programa de Extensão Universitária (PROEXT) do Ministério da Educação (MEC). O programa realizado pelo MEC em parceria com vários Ministérios conta com a participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). A inclusão do tema na grade do PROEXT tem por objetivo levar aos estudantes, principalmente, da área de direito, serviço social e psicologia, conhecimento mínimo necessário às questões relacionadas à garantia dos direitos e ao atendimento das mulheres em situação de violência, em relação às suas áreas de atuação.
Dentro do projeto serão trabalhados assuntos como conceito de violência de gênero; violência doméstica e sexual contra as mulheres; contextos de vulnerabilidade: mulheres do campo e da floresta, lésbicas, quilombolas, indígenas, negras; política nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres; feminização da Aids; acesso a justiça; e políticas de normas técnicas das Delegacias de Atendimento à Mulher DEAMs, dos Centros de Referência da Mulher, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Podem participar Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), incluídos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) com cursos de nível superior e as instituições estaduais de ensino superior. Os interessados em trabalhar com cursos relacionado ao tema podem se inscrever até o dia 16 de maio.
PROEXT – Apoia as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas com ênfase na inclusão social.
Acesse aqui o edital.
FONTE: SPM