Padres abusam de mulheres

O assédio sexual acontece, também, dentro da Igreja Católica. Baseada em denúncias noticiadas na mídia nacional, Regina Soares Jurkewicz elaborou sua tese de doutorado no formato de mais um caderno de Católicas pelo Direito de Decidir com o intuito de sensibilizar a opinião pública acerca da violência contra mulheres nos espaços eclesiais. Na América Latina e especialmente no Brasil, as denúncias são raras e apontam para uma política de sofrimento e silêncio que, na maioria das vezes, termina sem a punição legal dos acusados.

 

Para comprar o livro Desvelando a política do silêncio: abuso sexual de mulheres por padres no Brasil, solicite-o diretamente a cddbr@uol.com.br

 

—————-

Associação de Teólogos Juan XXIII pede renúncia do Papa

France Presse

A Associação de Teólogos e Teólogas Juan XXIII pediu em um manifesto a renúncia do Papa Bento XVI, pois consideram que ele “não tem a idade nem a mentalidade” para lidar com os desafios que a Igreja Católica enfrenta, segundo o jornal El País.

“Nos parece que o pontificado de Bento XVI está esgotado e que o Papa não tem a idade nem a mentalidade para responder adequadamente aos graves e urgentes problemas que a Igreja Católica possui atualmente”, garante o manifesto do grupo, divulgado nesta quarta-feira na edição on-line do El País.

“Pedimos para ele, com o devido respeito à pessoa do Papa, que apresente a renúncia de seu cargo”, insiste a associação, criada em 1982 com o objetivo de cultivar o espírito de liberdade e diálogo do Concílio Vaticano II, e que reúne teólogos cristãos.

As propostas do manifesto, feitas “com espírito construtivo e destinadas à transformação evangélica da Igreja Católica”, incluem “iniciar um processo de democratização da Igreja com a participação de todos os fiéis católicos na eleição dos cargos de responsabilidade dentro da mesma Igreja”.

“Acreditamos que a atual organização da Igreja Católica é obsoleta e corresponde mais a uma monarquia absoluta do que ao movimento de Jesus, comunidade de iguais”, acrescenta a associação, lembrando que “desde as origens do cristianismo e durante vários séculos, a Igreja foi organizada e governada com a participação do povo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *