Moenah Castro – Assessoria de Imprensa da UFPA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – As violências física, sexual e psicológica continuam se disseminando por todos os segmentos da sociedade. Para discutir as violências em seus diversos âmbitos e intervenções para sua redução, o Grupo de Pesquisas Fenomenológicas – NUFEN, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/IFCH), está organizando o Colóquio de Violências Privadas e Públicas. O evento começa no próximo dia 26 e vai até o dia 29.
O objetivo do Encontro é discutir, de modo interdisciplinar, as pesquisas e intervenções da Psicologia Fenomenológica, da Psicologia Social, da Educação e do Direito na redução das violências geradas nos ambientes públicos e privados. Para a coordenadora do NUFEN, profa. Adelma Pimentel, a violência familiar se expande para o ambiente público devido à falta de políticas públicas adequadas. “Quando os pais, por falta de tempo, abandonam uma criança, a educação dela é delegada somente à escola, e o entorno não oferece opções de lazer, como praças ou centros comunitários, a criança fica exposta a vários tipos de violência: física, psicológica e até moral”, explica a professora.
Além de professores das áreas de Psicologia e de Educação, a programação conta com a delegada Alessandra Jorge e o advogado Marcelo Freitas, que abordarão a Lei Maria da Penha e demais intervenções jurídicas na violência familiar. A programação do dia 26 começa às 14h, com uma palestra sobre “Violência Intrafamiliar”, ministrada pela professora Adelma. Durante os três dias de evento, serão abordados diversos temas, como a Lei Maria da Penha, Juventude e Gravidez Precoce e Gênero e Violência. O último dia da programação é reservado para que alguns mestrandos em Psicologia mostrem suas pesquisas que vão tratar de masoquismo na internet até inseminação artificial.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na secretaria do Mestrado em Psicologia, no IFCH. O limite de vagas de 70 pessoas obedece ao limite do auditório. Todos que comparecerem em, no mínimo, 70% da programação receberão um certificado no final do evento. Segundo a professora Adelma Pimentel, a intenção é que, no segundo semestre, seja realizado um outro evento como este, para avançar na discussão.
Serviço: Colóquio de Violências Privadas e Públicas.
Data: de 26 e 29 de abril.
Local: Auditório do IFCH.
Inscrições: Gratuitas na secretaria do Mestrado em Psicologia – 1º andar IFCH.
Universidade Federal do Pará – www.ufpa.br