A obra retoma as teorias feministas para abordar as questões de gênero apontando alguns paradigmas das Ciências Sociais fundamentados na dominação masculina
O livro Dicionário Crítico do Feminismo será lançado, nesta terça-feira (13/04), às 16h, no auditório do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). A publicação é organizada pelas autoras Helena Hirata, Françoise Laborie, Hélène Le Doaré e Daniéle Senotier e conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da UnB. Na ocasião, a secretária de Planejamento da SPM, Lourdes Bandeira, representará a ministra Nilcéa Freire e a professora Helena Hirata fará a palestra “Teorias feministas e movimentos sociais: a emancipação das mulheres”, antecedendo o lançamento.
A obra apresenta um repertório de conceitos estabelecidos pelas teorias feministas para abordar as questões de gênero apontando alguns paradigmas das Ciências Sociais fundamentados na dominação masculina. Segundo Lourdes Bandeira, o livro tem por objetivo estimular a reflexão crítica sobre a construção social da hierarquia entre os sexos e ampliar o debate interdisciplinar ao apresentar quarenta e oito verbetes (feminilidade, masculinidade e virilidade, assédio sexual, cidadania e desemprego). “Pretende-se com esse livro contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico feminista que favoreça a emancipação das mulheres e a igualdade na diferença” declarou.
fonte: SPM