O foco da obra é resgatar a auto-estima da mulher, abordando o câncer de mama de maneira mais humanista
Com o lema “Autoestima da mulher com câncer de mama, uma experiência humanista” a jornalista Vera Golik e o fotógrafo Hugo, os coordenadores do projeto ‘De Peito Aberto’, lançam, na próxima terça-feira (6/4), a partir sas 18h30, no shopping Conjunto Nacional (Avenida Paulista, nº. 2073), o livro que leva o nome do projeto. A obra trata do resgate da auto-estima da mulher, abordando o câncer de mama de maneira mais humanista. Esse tipo de câncer atinge alguns dos mais fundamentais símbolos da mulher: seios, cabelos, fertilidade e libido. A batalha pela superação contada por brasileiras de várias partes do Brasil, leva uma mensagem de esperança a mulheres de todo o país.
O objetivo do projeto é provocar a reflexão, estimular a descoberta, romper silêncios, derrubar pudores e promover a individualidade dessa mulher, torná-la especial em suas particularidades. Conscientiza a população, desmistifica o câncer de mama e estimula um tratamento mais humanizado à mulher. São realizadas exposições fotográficas, distribuição de um folder com depoimentos de médicos e pacientes, além da organização de workshops com pacientes, familiares e diversos profissionais da área da saúde.
Na ocasião, também será aberta a exposição fotográfica com o mesmo título. Essa mostra foi exposta em sete estados. O trabalho de Hugo e Vera foi incentivado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e pela empresa Sanofi-Aventis.
Exposição – São 53 painéis, sendo 43 de fotos e 10 de textos, num total de 40 mulheres fotografadas. Em comum, o câncer de mama, vivenciado e vencido. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os tipos mais agressivos, esse é o tumor de maior incidência entre as mulheres, seguido pelo câncer de colo de útero. A cada ano, surgem 50 mil casos no Brasil e são registrados 9 mil óbitos.
Hugo e Vera mergulharam na vida dessas mulheres – entre 27 e 62 anos de idade -, resgatando experiências fortes nas quais, apesar da individualidade dos relatos, um traço é recorrente: a importância do apoio da família, dos amigos e, principalmente, de uma abordagem mais humana dos profissionais de saúde.
Serviço
De 6 a 22 de abril de 2010
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – São Paulo – SP
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h
Entrada franca.
fonte: SPM