O encontro será em Nova Iorque. Em pauta: violência contra as mulheres, fortalecimento econômico, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
A 54ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) terá lugar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, entre 1º e 12 de março de 2010. A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM,), coordenará a participação brasileira na reunião.
No primeiro dia, serão realizadas duas Mesas Redondas de Alto Nível paralelas, nas quais as Ministras deverão debater o tema principal da sessão: a implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim e da 23ª Sessão Especial da Assembléia Geral. No segundo dia de reunião, está prevista a realização de evento comemorativo alusivo ao décimo-quinto aniversário da adoção da Declaração e Plataforma de Ação. Os dias seguintes serão destinados à realização de seis painéis de discussão sobre os seguintes temas:
1) Implementação da Plataforma de Ação e sua relação com as Objetivos de Desenvolvimento do Milênio;
2) Perspectivas regionais sobre os progressos e desafios na implementação da Plataforma;
3) Comemoração dos 30 anos da CEDAW;
4) Fortalecimento econômico das mulheres no contexto da crise econômica e financeira global;
5) Violência contra mulheres; e
6) A situação e o papel dos mecanismos nacionais para igualdade de gênero.
Ao contrário das sessões anteriores da CSW, não está prevista a adoção de "conclusões acordadas", apenas uma declaração que registre o caráter comemorativo da reunião.
Além do programa oficial, serão realizados numerosos eventos paralelos, entre os quais o lançamento do Plano Operacional do UNAIDS para mulheres, meninas, igualdade de gênero e HIV.
As ministras dos países membros da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) aproveitarão a ocasião para realizar reunião preparatória à XI Conferência das Mulheres Latino-americanas e Caribenhas, a realizar-se em Brasília, em julho.
fonte: SPM