O curso é dirigido a profissionais da educação básica nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais
As universidades públicas federais e estaduais podem apresentar novas propostas de oferta do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) para o ano de 2010. O Edital publicado desde a última terça-feira, 24, é fruto de uma parceira da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Implementado pela primeira vez em 2006, o GDE é um curso de formação continuada dirigido a profissionais da educação básica nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Oferecido em todas as regiões do Brasil, o curso é considerado inovador e pioneiro, visto que promove a igualdade e o enfrentamento do preconceito e de todas as formas de discriminação no espaço escolar.
Trata-se de um trabalho conjunto e articulado do governo federal, dos governos estaduais e municipais, de setores dos movimentos sociais e da comunidade acadêmica, com o objetivo de desenvolver a capacidade e sensibilidade de professores e gestores no reconhecimento dos vários públicos, suas identidades, diferenças e especificidades, presentes na escola.
O prazo para envio de propostas é até 31 de dezembro de 2009.
Confira o Edital e o Manual Operacional da Rede de Educação para a Diversidade.