Serys conclama população a construir uma sociedade mais justa para as mulheres

Ao discursar nesta quinta-feira (3), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comemorou a recente sanção de projetos em homenagem a Ana Justina Ferreira Nery, considerada pioneira e matriarca da enfermagem brasileira, e aos peritos criminais do país. Ela conclamou todos os brasileiros e brasileiras a ajudarem na construção de uma sociedade mais justa para as mulheres.

 

A senadora registrou que o Diário Oficial da União desta quinta (3) publicou a lei, proveniente de projeto de lei de sua autoria, que inscreve o nome de Ana Nery no Livro dos Heróis da Pátria. O livro encontra-se no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes em Brasília, e foi criado em 2007.

– Ana Nery para mim foi uma mulher que prestou grandes serviços ao Brasil e precisa estar no livro das heroínas sim, porque, também com esses exemplos mostramos às pessoas o trabalho que as pessoas prestaram à humanidade e, obviamente, sendo brasileiros, ao nosso país – afirmou.

Entretanto, disse, o processo de conquista de espaços na sociedade brasileira pelas mulheres ainda é muito lento. Por exemplo, a representação feminina no Congresso Nacional não passa de 10% das cadeiras.

– A política, neste país, sempre foi para macho, para branco e para rico. As coisas estão mudando, mas muito devagar. Nós somos 52% da população e precisamos ter mais mulheres no poder. Ele precisa ser dividido, afinal de contas o empoderamento da mulher é essencial – continuou.

Ela também ressaltou a necessidade de a Lei Maria da Penha ser cada vez mais aplicada no Brasil, pois a violência contra as mulheres ainda é alta, principalmente a violência doméstica.

– Se nós queremos construir a sociedade do bem, a sociedade justa, igualitária e de direitos absolutamente iguais entre homens e mulheres, nós precisamos de que todos os nossos filhos nos ajudem. Ajudem-nos. Homens fraternos, homens generosos e solidários, nos ajudem na construção da sociedade de direitos absolutamente iguais – conclamou.

Ana Nery é considerada a primeira enfermeira brasileira, serviu como voluntária na Guerra do Paraguai, era natural de Cachoeira (BA) e deu nome á primeira faculdade de enfermagem do Brasil, a Escola de Enfermagem Ana Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além dela, também são heróis da pátria brasileira, entre outros: José Bonifácio, Chico Mendes, Duque de Caxias, D. Pedro I, Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Santos Dumont, Sepé Tiaraju, Almirante Tamandaré e Plácido de Castro.

Da Redação / Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *